Universidade

FEUC acolhe 5ª edição da Cátedra OIT

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-05-2022

No dia 18 de maio de 2022, pelas 15h, no Anfiteatro 4.1 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realiza-se a 5ª edição da “Cátedra Organização Internacional do Trabalho” (Cátedra OIT), que é o corolário da inédita Simulação da Conferência Internacional do Trabalho realizada na Universidade de Coimbra. Ao abrigo da “Cátedra OIT”, a FEUC tem vindo a acolher, desde 2018, especialistas e quadros técnicos com experiência nos temas chave da OIT com o propósito de estimular a partilha de saberes em áreas de interesse comum à FEUC (seus cursos e centros de investigação) e à OIT.

PUBLICIDADE

A OIT é uma agência especializada das Nações Unidas, composta por representantes de governos, empregadores e trabalhadores. Foi criada em 1919 e é responsável pela elaboração e aplicação de convenções e recomendações internacionais sobre o trabalho. 

Nesta 5ª edição são valorizados dois temas: “segurança e saúde no trabalho” e “proteção social”. O primeiro tema, analisado no seminário “The right to safety and health working conditions/ environments as a Fundamental Principle and Right at Work: Implications for ILO Member states”, explora as possibilidades de incorporação do direito a condições de trabalho seguras e saudáveis no quadro de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT. Este seminário é da autoria de Joaquim Pintado Nunes, atual responsável do Labour Administration, Labour Inspection and Occupational Safety and Health da OIT.

PUBLICIDADE

Por sua vez, o tema da proteção social é analisado no seminário “Social Protection at the crossroads – analysis of the state of play and future perspectives”, no qual se analisam o estado atual da proteção social à escala internacional e as respostas face à pandemia. Este seminário é da autoria de Nuno de Castro, formador do Centro Internacional de Formação da OIT e coordenador do projeto ACTION/Portugal de reforço dos sistemas de Proteção Social nos PALOP e Timor-Leste.

A 5ª edição da Cátedra OIT decorre igualmente em formato digital (zoom), acessível  em: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81920816196?pwd=VCtvV1U4RDlXd2d4eHhSWGdndXBqZz09

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE