Coimbra

Festividades de Natal estão a chegar a Seia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-12-2018

No primeiro dia de dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão mais cor às principais artérias da cidade (de maior atividade económica), com o objetivo de assinalar a quadra festiva e incentivar e dinamizar o comércio tradicional.

PUBLICIDADE

As árvores decoradas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas e associações do concelho acrescentam um brilho adicional à Av. 1º de Maio e o programa das festividades pensado para miúdos e ‘graúdos’- com animação musical, mercado de natal, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal – enriquecem esta época festiva.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Câmara Municipal volta a dinamizar o Mercado Municipal com uma programação repleta de atividades direcionadas para os mais novos e o habitual Mercadinho de Natal, que este ano decorrerá das 10h às 17h.

No espaço envolvente ao mercado, os cenários com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e o castelo da Frozen – o Reino do Gelo darão vida ao imaginário infantil, num fim-de-semana imbuído do espírito natalício.

PUBLICIDADE

Ainda, no dia 16 de dezembro (às 16h), o programa conta com o concerto de Natal promovido pelo Orfeão de Seia e pelo Conservatório de Música de Seia, na Igreja N. Sra. do Rosário.

No fim-de-semana seguinte, no dia 22 de dezembro (21h), o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura recebe o “Encontro Cantares ao Menino”, que contará com a participação dos ranchos folclóricos de Seia, Paranhos da Beira, “Os Pastores” de São Romão e Estrela D’Alva de Vila Cova à Coelheira.

A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Durante esta época natalícia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela também volta a premiar as compras no comércio local.

No final do ano, a vila de São Romão volta a acolher a Festa da Passagem de Ano com atividades ao ar livre. Os festejos têm início a 29 de dezembro e prolongam-se até à madrugada do dia 1 de janeiro, promovidos pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, cujo programa será oportunamente divulgado.

Já em 2019, a chegada do ano novo é celebrado com o tradicional Concerto da Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela, no cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 5 de janeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE