Festival Santos da Casa celebra 20 anos de música portuguesa na Rádio Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-04-2018

Festival Santos da Casa celebra 20 anos de música O Festival Santos da Casa, que nasceu do programa homónimo de música da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), celebra este ano a 20.ª edição, de domingo a dia 25, e leva aos palcos de Coimbra vários músicos portugueses emergentes.

PUBLICIDADE

Nuno Ávila e Fausto Silva duas das mais míticas vozes da RUC.

Os Santos da Casa Nuno Ávila e Fausto Silva

Dory & The Big Fish, no domingo, às 17:00, na FNAC, Cavalheiro, no dia 12, às 22:00, na Tabacaria/Teatrão, Lola Lola, no dia 14, no Salão Brazil, às 22:00, ou Senhor Vulcão, no dia 24, na Vinharia da Sé, às 22:00, são apenas alguns exemplos dos artistas que passarão pelo festival.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a organização dos Santos da Casa recorda que A Naifa, Paus, Anaquim, Sam The Kid, Linda Martini, Dealema, B Fachada, Capicua, Dead Combo, Samuel Úria, Ermo, Balla, D’Alva ou Maze foram alguns nomes que já celebraram a festa da música portuguesa em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“O festival que o programa criou, com o intuito de dar a conhecer novas bandas à cidade de Coimbra, atinge este ano a vigésima edição. Os propósitos continuam a ser os mesmos. Mostrar, em palco, bandas e artistas que regularmente são divulgados no programa e no blogue. Continuar a trazer à cidade artistas que nunca por aqui mostraram o seu talento. Sempre que possível apadrinhar o nascimento de novas bandas e apresentar novos espaços para a realização de concertos e debates”, lê-se naquela informação.

Vinte, é um número que enche de orgulho a organização, porque a ideia é “continuar a intenção de provar a todos que existem boas bandas para ver e ouvir”.

PUBLICIDADE

“Começámos quando a rádio fazia 13 anos, com 13 bandas a tocar no antigo auditório Salgado Zenha, na AAC [Associação Académica de Coimbra]. Concertos transmitidos em direto no programa. Algumas bandas a terminarem o ensaio de som já com o indicativo do programa no ar. Uma saudável pilha de nervos para todos. Mas o bicho ficou cá dentro a roer e nunca mais parámos de organizar coisas”.

Depois, contam ainda “enquanto o Le Son foi vivo”, fez-se “desse espaço a moradia do Festival”. “Assim que ele fechou portas, o Festival Santos da Casa tornou-se nómada e tomou de assalto todos os espaços da cidade onde era possível mostrar som. O corredor e terraço da RUC, o Museu dos Transportes, o àCapella, a FNAC, a Via Latina, a Galeria Santa Clara, o Ar D’Rato, o Arte à Parte, o Salão Brazil, o States, o CITAC, o TEUC, o Aqui Base Tango, o Auditório do Conservatório de Coimbra, o Café Santa Cruz e o Teatro Loucomotiva, em Taveiro, foram alguns dos espaços que acolheram as bandas”.

Claiana + Das Monstrvm (dia 09, corredor RUC, 19:00), I Love my Label (11, Aqui Base Tango, 22:00), De Turquoise (13, Corredor RUC, 19:00), Sofar Sounds Coimbra (15, local surpresa, 17:00) ou Fantasma Lusitano (18, Aqui Base Tango, 22:00), são outros nomes apresentados.

Minta & Ther Brook Trout (19, Tabacaria/Teatrão, 22:00), Monday (20, Tabacaria/Teatrão, 22:00), Mathilda (21, Corredor RUC, 19:00), NO!ON (22, Corredor RUC, 19:00) e The Acoustic Foudantion (25, FNAC, 21:00), completam a lista.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE