Coimbra

Festival Municipal da Juventude quer afirmar a marca Soure Sustentável

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-09-2018

Nos próximos dias 14,15 e 16 de setembro, o Município de Soure apresenta o primeiro Festival Municipal da Juventude, intitulado PANGEIA.

PUBLICIDADE

Pangeia?

Pangeia foi o super-continente de onde se separaram os continentes actuais há aproximadamente 200 milhões de anos. Este super-continente formou-se entre finais do Paleozóico e inícios do Mesozóico há uns 300 milhões de anos quando todos os continentes existentes até essa altura se juntaram num único”.

PUBLICIDADE

Mário Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Soure

O Festival é a primeira realização municipal candidata a receber o selo de eco-evento, e tem precisamente como tema central as questões ambientais,  procurando afirmar a marca “Soure Sustentável”, e servindo de lançamento ao projeto “Recicla Soure”, uma rede inovadora de educação e formação para a temática da separação dos resíduos.

O evento foi apresentado hoje na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra Coimbra

A iniciativa visa envolver principalmente os jovens do concelho, através de um conjunto de atividades culturais, desportivas e recreativas, que têm sempre por base temáticas relacionadas com o ambiente, e estabelece um compromisso com metas objetivas de separação de resíduos, e implementação de práticas ambientalmente responsáveis.

PUBLICIDADE

publicidade

Mário Jorge Nunes fez uma descrição pormenorizada do evento e aproveitou o momento para revelar o que o seu município está a fazer na área do ambiente.

Com uma localização privilegiada no Parque dos Bacelos e tirando partido do espaço entre os rios Arunca e Anços, o festival inclui a possibilidade de acampamento gratuito.

A cerimónia de abertura terá lugar pelas 10h00 de dia 14, à qual se seguem atividade ocupacionais ligadas à arte urbana. De tarde, pelas 15h00, inicia-se mais um capítulo do programa “Fluxo” – um programa municipal de debate e participação pública –  desta vez com painéis dedicados aos rios, à economia circular e à problemática dos resíduos. Segue-se uma eco-regata nos rios Arunca e Anços, e um sunset com dj’s nas Piscinas Municipais. Pelas 21h00, a atuação de Paradigma, concorrentes do Concurso de Bandas de Garagem e, pelas 23h00, o concerto do grupo Sede Bandida. A terminar, o espaço Late Night a cargo de dj’s.

O evento reabre sábado pelas 10h00, com um torneio futvólei no Parque dos Bacelos. De tarde, decorrerão várias atividades culturais, designadamente na área da dança, com a atuações de escolas de dança e mostra de hip hop. O fim da tarde conta com canhões de espuma e dj’s. Pelas 21h00, as bandas Rosa Luxemburgo, Plano Z e Harpia, no âmbito do Concurso de Bandas de Garagem. Às 23h00, o concerto de Jimmy P, ao qual se segue o espaço late night.

Para a manhã de domingo está agendado o IV Cross Trail Soure 1111, habitualmente realizado em abril e que conta já com cerca de um milhar de participantes, sendo este ano integrado no Festival Municipal da Juventude. A tarde será dedicada à música, com a atuação de várias escolas, estando o encerramento previsto para as 17h00.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE