Coimbra

Festival “ilegal” nas Caves de Coimbra com 130 pessoas termina com segurança ferido

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-08-2021

As Caves de Coimbra acolheram no passado sábado, dia 31 de julho, o Summer Festival, organizado pela empresa New Vision Eventos. A festa, que contou com cerca de 130 pessoas, terminou com um dos seguranças agredido e transportado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PUBLICIDADE

Contactado pelo Notícias de Coimbra, o proprietário das Caves de Coimbra afirmou que alugou o espaço do jardim a uma festa de aniversário, não esclarecendo quantas pessoas estiveram nessa festa por, segundo afirma, se tratar da competência da organização da festa essa gestão.

Mas o Notícias de Coimbra constatou, pelas partilhas do evento na rede social Instagram da New Vision Eventos, que se tratava da festa “Summer Festival”, com a participação do DJ Breyth, e venda de serviços até aos 600 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

O responsável da New Vision Eventos, Bruno, adianta ao Notícias de Coimbra que se tratou de uma festa de verão que acolheu entre 120 a 130 pessoas.

“Todas apresentaram teste negativo à covid-19 na entrada, tínhamos três enfermeiras, cumprimos o uso de máscara, distanciamento e desinfetante”, salientando que todas as regras terão sido cumpridas.

PUBLICIDADE

Como é possível ver no vídeo do DJ Breyth no Summer Festival nas Caves de Coimbra, o uso de máscara e distanciamento não foi cumprido no decorrer da festa.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por 𝐁𝐑𝐄𝐘𝐓𝐇 (@breyth_official)

 

Segundo o promotor, a festa terminou pelas 21:30, e depois das 22:00 terão começado os desacatos. O responsável da New Vision Eventos confirma que terão ocorrido conflitos entre um grupo de pessoas após terminar o festival, e foi nesse momento que um dos seguranças foi agredido ao tentar acalmar os desacatos.

“Um segurança ficou ferido na cabeça depois de ter sido atingido com uma garrafa. Precisou de assistência hospitalar e levou pontos”, confirma o responsável da promotora de eventos, que acrescentou que se trata da mesma empresa de segurança que “trabalha no Hospital de Sobral Cid”, em Coimbra. NDC contactou a firma, com sede em Lisboa, mas ainda não conseguiu falar com a gerência.

Confirma que a GNR foi chamada ao local através de algumas denúncias, mas que a situação foi rapidamente resolvida.

Contactado pelo Notícias de Coimbra, o Tenente-Coronel João Caleiras do Comando Territorial de Coimbra da GNR, confirma que a Guarda foi chamada às Caves de Coimbra pelas 23:00 de sábado para duas ocorrências, primeiro para uma ocorrência de barulho e posteriormente de agressão. O militar disse que à chegada da patrulha ao local não foi verificada nenhuma situação de ruído nem de agressão, tendo dado a ocorrência por terminada.

Na página de Instagram da New Vision Eventos são visíveis os cartazes de divulgação da Summer Festival, com a informação da pré venda de pulseiras no valor de 20 euros para homens, 10 euros para mulher e venda de pulseiras no próprio dia no valor de 30 e 20 euros, respetivamente.

Foram também divulgados no Instagram da organização os preços dos serviços privados, que ascendem aos valores de 600 euros para o serviço “Super Privado” que inclui dois sofás ao lado do DJ, atendimento personalizado, duas garrafas premiun, mais duas de serviço, uma shisha ou seis garrafas. Este “Super Privado” podia ser usufruído por um máximo de seis pessoas.

Mas não era esta a única opção. Existia também a opção “Camarotes” a 500 euros, “Mesas” a 250 euros com duas garrafas de serviço e uma de espumante, ou 150 euros para mesa com uma garrafa de serviço e uma garrafa de espumante e “Pé Alto” no valor de 100 euros com direto a uma garrafa de serviço.

Numa publicação na página online, a New Vision Eventos adianta em comunicado que “devido à situação pandémica todas as pessoas que pretendem comparecer no evento que se acompanhem de um certificado de vacinação com esquema vacinal completo ou relatório de resultados de teste à covid-19 negativo (realizado em farmácias), pelo menos 24h antes do evento. Para quem não realizar teste anteriormente, iremos disponibilizar à entrada testes rápidos de pesquisa de antigénio de SARS-COV-2”. Acrescentam que “com esta medida pretendemos apelar à responsabilidade de cada um, de modo a garantir uma maior segurança de todos e evitar contágios”.

O Summer Festival contou ainda com transporte para quem necessitasse de deslocação para as Caves de Coimbra.

José Gouveia, presidente da Associação Nacional de Discotecas, adianta ao Notícias de Coimbra que “na atual conjuntura qualquer evento que envolva DJ, pista de dança e rentabilidade é ilegal. É ilegal até pelo aglomerado de pessoas que origina”, acrescenta.

José Gouveia entende que estas festas ilegais se devem a uma falta de fiscalização, são muitas vezes eventos organizados nas redes sociais o que torna mais complicado fiscalizar, explica.

“Também o facto de as discotecas estarem fechadas motiva estes eventos descontrolados. Temos aqui um bom exemplo do que pode ser um evento controlado e um evento descontrolado. As discotecas têm todas as possibilidades de organizar eventos controlados”, afirma o presidente da Associação Nacional de Discotecas. Entende ainda que neste momento as discotecas, sobretudo com espaço ao ar livre, podiam abrir e assim evitar que os jovens organizassem estes eventos ilegais espontâneos.

Recordamos que, desde 1 de agosto, as denominadas discotecas que tenham CAE de bar podem abrir, estando sujeitas às mesmas regras aplicadas aos restaurantes e bares.

As discotecas podem colocar mesas até 6 pessoas no interior e até 10 no exterior. Os clientes terão de permanecer sentados, sem dançar, e com distanciamento. O encerramento deve ocorrer às 2 da manhã. Para entrar é necessário o certificado digital de vacinação ou teste negativo.

Lembramos que continua a manter-se a proibição do consumo e venda de álcool na via pública, a partir das 20:00. e que a máscara deve ser usada na rua sempre que houver risco de aglomeração.  

Perante versões contraditórias, o Notícias de Coimbra tentou entrar de novo em contacto com o promotor do evento e com o proprietário das Caves de Coimbra não tendo obtido até ao momento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE