Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Festival Gastronómico Sabores do Outono reforça aposta da Lousã no turismo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-10-2018

 

PUBLICIDADE

Dezoito restaurantes participam no Festival Gastronómico Sabores de Outono, que decorre na Lousã de dia 19 a 28, como aposta da Câmara Municipal na valorização da oferta turística do concelho.

Numa conferência de imprensa para apresentar a edição deste ano do festival, o presidente da autarquia, Luís Antunes, salientou que os eventos gastronómicos têm contribuído para “reforçar a atratividade” deste município do interior do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Integrados “numa estratégia global” do executivo na área do turismo, “estes festivais têm correspondido às expectativas” da autarquia, restaurantes e público em geral, também com vista a “reforçar a qualidade de vida” da população, acrescentou.

Dos 18 restaurantes que aderiram desta vez à iniciativa, a maioria situa-se na área urbana da Lousã, mas há igualmente alguns estabelecimentos dos arredores da vila, incluindo três na Serra da Lousã: um na zona do castelo medieval e os restantes no Candal e no Talasnal, lugares serranos que integram a rede turística Aldeias do Xisto.

PUBLICIDADE

As ementas do festival devem representar o espírito do outono na zona da Serra da Lousã, com a inclusão de produtos da época, como a castanha e o mel, mas também o “Licor Beirão”, bebida espirituosa que começou por ser produzida numa farmácia da vila, ainda no século XIX, sendo fabricada pela firma J. Carranca Redondo, desde 1940.

O Festival Sabores de Outono e outras iniciativas gastronómicas locais, como a Feira do Mel e da Castanha, cuja próxima edição se realiza nos dias 16, 17 e 18 de novembro, “têm vindo a colocar o mel com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Lousã em lugar de destaque”, salientou a diretora executiva da Cooperativa Lousãmel, Ana Paula Sançana.

“O mel é um produto que tem essa sazonalidade”, cujo consumo está “muito associado ao frio”, afirmou, numa sessão em que também intervieram o empresário José Redondo e Cristina Santos, dirigente da Associação Empresarial da Serra da Lousã (AESL).

O Festival Gastronómico Sabores de Outono é organizado pela Câmara Municipal, com apoio da AESL, Aldeias do Xisto, Lousãmel, Turismo Centro de Portugal e várias empresas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com