Região

Festival do Arroz e da Lampreia de regresso a Montemor-o-Velho com sabores do concelho e da região (Com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-03-2022

O Festival do Arroz e da Lampreia já abriu portas em Montemor-o-Velho. O certame que decorre até dia 20 deste mês foi inaugurado esta sexta-feira.

PUBLICIDADE

Os sabores do campo e do rio, a animação, a arte e a cultura tomam conta do Largo da Feira numa mostra que promove os produtos do concelho e da região.

“Este evento marca a nossa libertação e a afirmação dos produtos endógenos”, disse o presidente da Autarquia de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

publicidade

Emílio Torrão frisou a sua satisfação neste primeiro dia de Festival do Arroz e da Lampreia. “As pessoas estavam com vontade de vivenciar estes momentos”, sustentou.

O autarca sublinhou que “o arroz carolino do Baixo Mondego está aqui de novo a ser celebrado, potenciado, divulgado e, sobretudo, a afirmar esta grande região que é o Baixo Mondego”.

PUBLICIDADE

Na sessão de abertura do festival, as intervenções assinalaram o regresso do festival ao modo presencial, mas também deixaram palavras de solidariedade para com o povo ucraniano.

A festa da gastronomia continuou com a visita da comitiva de convidados às tasquinhas do festival e aos diversos stands.

O serão musical esteve a cargo de Mickael Salgado e de Jorge Guerreiro, que animaram o muito público presente.

Numa festa pensada para todas as idades, as crianças também têm o seu espaço de eleição: a Morlândia.

Os mais pequenos também são convidados a meter, literalmente, a mão na massa e nos legumes! Durante o fim-de-semana, o MiniChef vai levar os cozinheiros de palmo e meio a descobrir as riquezas do concelho.

No sábado, os aromas do arroz doce acabado de fazer tomam conta da tenda. Durante 12 horas, a primeira maratona arroz doce desta edição de 2022 apresenta aos visitantes a cremosa sobremesa feita pelas mãos dos habitantes do concelho.

Na cozinha ao vivo, o chef Luís Lavrador vai mostrar o seu talento criativo, colocando em evidência o arroz Carolino do Baixo Mondego.

No Festival do Arroz e da Lampreia também há espaço para descobrir a vila de Montemor-o-Velho com atividades gratuitas. Os passeios equestres ou os passeios pedestres oferecem ao visitante um outro olhar sobre a história e o território.

De regresso à tenda do certame gastronómico, às 16:30, o Programa Seniores em Movimento vai divulgar um pouco mais da cultura de Montemor-o-Velho com um Desfile de Trajes Antigos e Chapéu Carolino.

Às 20:30, Adelaide Sofia (voz), Bruno Mira (guitarra portuguesa) e Pedro Pinhal (viola de fado) apresentam o espetáculo Fado de Lisboa e, às 22:30, Rosinha toma conta do palco do Festival e encerra o programa de animação.

No domingo a animação começa às 17:00 com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo, seguindo-se o Rancho Folclórico e Regional do Seixo.

Às 20:30, Sílvio Girão convida a recordar Amália Rodrigues, com Maria do Rosário (voz), Sílvio Girão (guitarra portuguesa), Victor Morgado (viola), José Loureiro (viola baixo).

A encerrar o dia, às 22:00, os Baluarte sobem ao palco para mais um momento repleto de música e tradição.

Na festa da gastronomia, as tasquinhas, bares e petisqueiras vão desafiar os visitantes a conhecer as muitas iguarias do campo e do rio. A doçaria conventual e tradicional do concelho de Montemor-o-Velho é mais um dos atrativos do Festival mais saboroso da região.

Por todo o concelho, o festival também acontece nos 15 restaurantes aderentes. Para os apreciadores de arroz de lampreia, e tendo em consideração a escassez do ciclóstomo, é recomendável que seja feita a reserva antecipada desta iguaria.

Veja o vídeo do Direto NDC com o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho:

Veja o vídeo do Direto NDC da inauguração Festival do Arroz e da Lampreia:

Veja o vídeo do Direto NDC dos discursos na abertura do certame:

Veja o vídeo do Direto NDC com Jorge Guerreiro:

Veja o vídeo do Direto NDC e fique a conhecer a receita do arroz doce:

Veja o vídeo do Direto NDC da atuação conjunta das Bandas Filarmónicas:

Veja o vídeo do Direto NDC com Mickael Salgado:

Veja o vídeo do Direto NDC com Pedro Conde, um dos maiores colecionadores de puzzles:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE