Coimbra

Festival do Arroz e da Lampreia valoriza Sabores do Campo e do Rio em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-03-2017

“É com enorme orgulho que assistimos a um surpreendente e merecido renascimento do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio”, avançou, hoje, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, na apresentação do certame gastronómico que decorre de 17 a 26 de março, em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

O  líder montemorense  acrescentou que “este ano, conseguimos ter mais área de restauração e, sempre com o objetivo de melhorar e de proporcionar as melhores condições, tanto a quem nos visita como a quem prepara as deliciosas iguarias, as tasquinhas vêm o seu espaço de preparação dos alimentos sofrer melhorias significativas. As cozinhas ganham uma tenda própria e os grelhados passam a ser feitos em churrasqueiras providenciadas pela organização”.

unnamed (3)

PUBLICIDADE

publicidade

“Na edição de 2017 do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio continuamos a inovar e, também pela primeira vez, o certame é organizado por uma comissão técnica encabeçada pelo vice-Presidente, José Verissímo”.“É uma pequena revolução face ao conceito iniciado em 2013, justificado pelo elevado profissionalismo e competências técnicas que o festival tem conquistado nesta sua nova vida”, reforçou.

Acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo e da sua adjunta, Diana Andrade, Emílio Torrão, aproveitou o momento para enumerar todas as potencialidades e novidades do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio e sublinhou: ”Continuamos a consolidar a imagem de marca do certame gastronómico”.

PUBLICIDADE

“Queremos continuar a trabalhar para fazer o melhor festival de todos! Para o conseguirmos, contamos com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e com o apoio do tecido associativo, dos produtores e pescadores, da população, dos parceiros, dos patrocinadores e de todos quantos nos queiram visitar”, concluiu.

unnamed (2)

De 17 a 26 de março, a vila de Montemor-o-Velho volta a juntar à mesma mesa o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego.

Com o merecido reconhecimento da União Europeia, que colocou, em junho de 2015, o arroz carolino do Baixo Mondego na lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), a edição de 2017 do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é uma saborosa oportunidade para celebrar a confirmação de que se está perante, dizemos nós, o melhor arroz carolino do mundo.

O menu, de fazer soltar água na boca, está pleno de pratos típicos da região, numa homenagem à memória e identidade das gentes do Baixo Mondego e que convive paredes meias com os doces da região: do reconfortante arroz doce, às cobiçadas queijadas de Pereira, passando pelas singulares espigas doces de Montemor, sem esquecer os maravilhosos pastéis de Tentúgal.

Durante 10 dias, o recinto do festival, localizado junto ao centro histórico de Montemor-o-Velho, é o palco de uma exaltação dos sabores do campo e do rio, com o Arroz Carolino do Baixo Mondego e a lampreia do Mondego como protagonistas, condimentados com outros sabores característicos e diferenciadores da região, como as hortícolas, o sável ou a doçaria regional.

A tenda, localizada no Largo da Feira, no centro da vila de Montemor-o-Velho, vai estar aberta todos os dias, ao almoço e ao jantar.

Para além da excelência da gastronomia que vai poder ser apreciada nas tasquinhas, o Festival oferece ainda um espaço infantil (Morlândia), de uma zona exclusiva de bares, uma mostra de artesanato do concelho, bem como postos de venda do Arroz Carolino produzido no Baixo Mondego e um fresco mercadinho de hortícolas.

Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de “Valorizar o que é nosso” e de potenciar a economia local, também os restaurantes concelhios foram desafiados para se associarem aos valores do Festival e realizarem uma mostra gastronómica ao longo de todo o mês de março.

A edição do Festival de 2017 volta a apostar na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor, apelando aos sentidos de quem nos visita e reforçando o enfoque na qualidade.

A tenda, localizada no Largo da Feira, no centro da vila de Montemor-o-Velho, vai estar aberta todos os dias, ao almoço e ao jantar.

Entre os dias 20 (segunda-feira) e 23 (quinta-feira), só será servida lampreia mediante encomenda, que pode ser feita ligando para a(s) tasquinha(s) que vai/vão assegurar o serviço de almoço/jantar.

Os deliciosos sabores tradicionais do Baixo Mondego vão ser confecionados ao vivo. Os segredos gastronómicos mais bem guardados do concelho de Montemor-o-Velho vão ser desvendados na “Cozinha ao Vivo”.

O tecido associativo concelhio respondeu com garra ao desafio proposto pela Autarquia Montemorense de participar e dinamizar o Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio. Todas as tasquinhas presentes no Festival são da responsabilidade de associações do concelho de Montemor-o-Velho. Também na animação o associativismo volta a dar cartas, com uma concorrida agenda de momentos culturais.

lampreia

TASQUINHHAS

Casa do Povo de Abrunheira

Especialidades: Tapas: bifana no pão; moelas; jaquinzinhos; petinga frita; sável frito; Pratos de peixe do Baixo Mondego: arroz de lampreia; lampreia quinhentista; enguias fritas; caldeira de enguias; jaquinzinhos com arroz; petinga frita com arroz; tibornada de polvo e tentáculos; sável frito com arroz; Pratos de carne do Baixo Mondego: arroz à roupa velha; arroz de galo de cabidela; borrego à Ínsua de Rebentão; galo à Pedro Rabaldes; grelhada mista à Frei Julião de Santa Cruz; secretos de porco bísaro com arroz; vitela na púcara;

Sobremesas: arroz doce; mousse de chocolate; folhado de lampreia de ovos; semifrios diversos; bolo de bolacha; fruta da época

Menu vegetariano: arroz de legumes; quiche de legumes

Menu infantil: hambúrguer de peixe ou carne com ovo estrelado e arroz

Casa do Povo de Arazede

Especialidades: Arroz de lampreia (acompanhamento opcional de grelos salteados); arroz de polvo; línguas de bacalhau panadas com arroz de bacalhau; enguias fritas (acompanhamento opcional de arroz de feijão); misto de peixe com arroz à pescador; leitão assado com arroz de miúdos; grelhada mista com arroz de feijão

Sobremesas: arroz doce; crepe com arroz doce; tarte de maçã com arroz doce; panacota de frutos vermelhos; bolo de bolacha; abacaxi à rodela; laranja

Menu vegetariano: arroz de cogumelos com legumes salteados

Menu infantil: coxinha de frango ou febra de porco com arroz branc

Centro Beira Mondego

Especialidades: Jantar de 17 de março: sopa de legumes; arroz de lampreia; arroz de cabidela; arroz de feijão com grelhada; arroz de grelos com pataniscas; entradas de enguias; almoço de 18 de março: sopa à lavrador; arroz de lampreia; arroz de cabidela; arroz de feijão com grelhada; arroz de feijão com pataniscas; arroz de feijão com enguias; Nota: a alternativa ao arroz de feijão é o arroz de legumes; jantar de 18 de março: sopa de lavrador; arroz de lampreia; arroz de cabidela; arroz de feijão com secretos de porco preto; arroz de feijão com grelhada; arroz de feijão com pataniscas; arroz de feijão com enguias; almoço de 19 de março: sopa de feijão com couve; arroz de lampreia; arroz de feijão com grelhada; arroz de cabidela; arroz com pato assado; arroz à marinheiro; arroz de feijão com pataniscas; jantar de 19 de março: sopa de feijão com couve; arroz de lampreia; arroz de cabidela; arroz de feijão com grelhada; arroz de feijão com pataniscas; arroz de feijão com enguias; arroz com pato assado; jantar de 24 de março: creme de cenoura; arroz de lampreia; arroz de cabidela; arroz de feijão com secretos de porco preto; arroz de feijão com grelhada; arroz de feijão com pataniscas; arroz de feijão com enguias; arroz com pato assado; almoço de 25 de março: creme de grão; arroz de lampreia; arroz de feijão com petinga frita; arroz de cabidela; arroz branco com feijão preto e grelhada; arroz de feijão com enguias; arroz de feijão com grelhada; arroz de feijão com pataniscas; jantar de 25 de março: creme de grão; arroz de lampreia; arroz com pato assado; arroz de cabidela; arroz de feijão com grelhada; arroz de feijão com secretos de porco preto; arroz de feijão com enguias; arroz de feijão com pataniscas; arroz à marinheiro; almoço de 26 de março: sopa de peixe; arroz de lampreia; arroz de feijão com pataniscas; arroz de cabidela; arroz de cabidela; arroz de feijão com grelhada; arroz de feijão com enguias; arroz à marinheiro; arroz com pato assado; jantar de 26 de março: sopa de peixe; arroz de lampreia; arroz de cabidela; arroz com pato assado; arroz de feijão com pataniscas

Tasquinha tem menu vegetariano e menu infantil

Grupo Folclórico da Ereira

Especialidades: Sopa à pescador (peixe); lampreia com arroz; sável com arroz de ovas; enguias fritas; enguias fritas com arroz de feijão; torresmos (matança) com arroz de feijão; bacalhau com arroz; pataniscas com arroz de tomate; petinguinha (frita/grelhada) com arroz de grelos; carnes grelhadas com arroz e saladas

Sobremesas: arroz doce; lampreia doce folhada; papas de moado; salada de fruta

Tasquinha tem menu infantil

RESTAURANTES ADERENTES | MÊS DE MARÇO

O POÇO | Meco, Arazede | 239 067 459

SERRADO | Arazede | 239 607 218

ENCOSTA DE SÃO PEDRO | Carapinheira | 964 565 632

O PARAÍSO | Carapinheira | 239 629 488

PATINHOS | Carapinheira | 239 623 535

REFÚGIO DO PAUL | Carapinheira | 239 621 063 | 914 640 224

DONA RAQUEL | Meãs do Campo | 239 495 150

A GRELHA | Montemor-o-Velho | 239 689 372

MARINHEIRO |Montemor-o-Velho | 239 680 137

A MOAGEM | Montemor-o-Velho | 239 680 225

O MOSTEIRO | Montemor-o-Velho | 239 689 446

FLORIPES | Montemor-o-Velho | 239 680 322

ESCONDIDINHO | Pereira | 239 647 246

QUINTA DE SÃO LUIZ  | Pereira | 239 642 000

O CALIFA  | Santo Varão | 239 645 512

PIMPÃO | Seixo de Gatões | 239 621 421

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE