Festival de Teatro Deniz-Jacinto entre 13 de janeiro e 24 de fevereiro em Condeixa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-01-2018

Na sua terceira edição, o Festival Deniz-Jacinto apresenta, entre 13 de janeiro e 24 de fevereiro de 2018, no Cine-Teatro de Condeixa, uma programação eclética, destinada a todos os públicos, com um total de onze espetáculos de teatro, dos quais se destaca a peça “Memórias Partilhadas”, uma co-produção do Teatro de Montemuro e do Teatro Nacional D. Maria II.

PUBLICIDADE

Deniz-Jacinto

Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o Festival Deniz-Jacinto foi lançado em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 8 de janeiro de 1915.

PUBLICIDADE

“Tal como sucedeu na edição do ano passado, o palco do Festival Deniz-Jacinto será partilhado por companhias profissionais e amadoras, com produções que pretendem chegar a todos os públicos, fazendo com que este festival seja uma celebração do teatro partilhada por todos os condeixenses”, destaca Liliana Pimentel, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara de Condeixa.

O Festival Deniz-Jacinto arranca neste dia 13 de janeiro (21h30) com a comédia “A vida é curta demais para passar lençóis a ferro”, de Sofia Bernardo, seguindo-se dia 14 (16h00) o primeiro espetáculo dirigido ao público infanto-juvenil “A Abelha”, pela mão da ProtagonizaMagia.

PUBLICIDADE

publicidade

No fim de semana seguinte, o Cine-Teatro de Condeixa recebe dia 20 (21h30) a peça “Memórias Partilhadas”, uma co-produção do Teatro do Montemuro e do Teatro Nacional D. Maria II. “Três objetos: uma carteira, um lápis e uma almofada. Três monólogos que nos contam as histórias de objetos que têm muito para partilhar e que se ligam entre si de uma forma ou de outra”, lê-se na sinopse da peça, construída a partir de textos de Peter Cann, Therese Collins e Abel Neves, com encenação de Steve Johnstone, direção musical de Simon Fraser e interpretação de Abel Duarte, Eduardo Correia e Paulo Duarte.

No dia 21 de janeiro (16h00), a programação do festival volta a privilegiar o público infanto-juvenil com a apresentação de “Lusíadas”, pelo TAP – Teatro Amador de Pombal.

Para o último fim de semana de janeiro está prevista a apresentação da peça “A Ilha dos Escravos”, de Pierre Marivaux, pela companhia Teatro das Beiras, no dia 27 de janeiro, às 21h30. “Uma ilha, uma tempestade, um naufrágio: ingredientes clássicos da viagem utópica” é o ponto de partida deste espetáculo encenado por Gil Salgueiro Nave e interpretado por Fernando Landeira, Miguel Telmo, Margarida Calaveiras, Roberto Jacome e Sílvia Morais.

No domingo dia 28 janeiro há dupla sessão de “Hakuna Matata”, às 11h00 e 16h00, numa produção da ProtagonizaMagia destinada a todas as famílias.

A 3 e 10 de fevereiro, sempre às 21h30, a Oficina de Teatro de Condeixa apresenta as suas mais recentes produções “Todo-o-Mundo Joga!” e “Lisístrata”, respetivamente. Esta companhia de teatro condeixense tem vindo a afirmar-se no panorama cultural, contribuindo, com esforço e dedicação à arte, para relançar a tradição do teatro na vila. Com encenação de Emília Caridade e Diana Lima, a Oficina de Teatro de Condeixa é constituída por duas turmas com idades compreendidas entre os 12 e os 75 anos, maioritariamente amadores.

No dia 11 de fevereiro (16h00), o público mais jovem é convidado a assistir ao espetáculo “O Voo”, numa produção da companhia Partículas Elementares.

A peça premiada “À Deriva”, produzida pelo grupo de teatro da Ajidanha – Associação de Juventude de Idanha-a-Nova será apresentada dia 17 de fevereiro, às 21h30.

A encerrar o Festival Deniz-Jacinto 2018, o Cine-Teatro de Condeixa recebe dia 24 de fevereiro (21H30) “Os Emigrantes”, de Slawomir Mrozeck, peça que a companhia CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho estreou em março de 2017, em resultado de uma coprodução com o Trailaró, grupo do Casal Cimeiro (Soure).

36-17 CMC III Festival de Teatro Deniz-Jacinto CARTAZ

O preço dos bilhetes para os espetáculos é de 2 euros para as peças de sábado à noite e de 1 euro para as peças de domingo à tarde e devem ser comprados nos seguintes horários:- Espetáculos realizados ao sábados: sexta-feira das 14h às 17h30 e sábado das 15h até meia hora antes do espetáculo começar (21h00). – Espetáculos realizados ao domingo:  no próprio dia entre as 10h e as 12h30 e as 14h00 e as 15h30.Poderá ser feita a reserva antecipada de lugares, através do número de telemóvel 961890274 ou do e-mail festivalteatro.denizjacinto@cm-condeixa.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE