Coimbra

Festival de Penacova com pouca lampreia está de regresso (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 15-02-2023

Penacova volta a receber o festival gastronómico dedicado à lampreia nos dias 25 e 26 de fevereiro, com 11 restaurantes aderentes. Na apresentação do evento, esta quarta-feira, 15 fevereiro, o presidente da Câmara Municipal referiu que “há escassez” deste ciclóstomo e por isso o preço ainda está alto, mas durante estes dois dias a refeição conta com preço promocional, que ainda não foi estipulado.

PUBLICIDADE

Álvaro Coimbra salienta que a época “oficial” da lampreia inicia-se por esta altura do ano e decorre até abril. O famoso arroz de lampreia, confecionado com os melhores produtos da região e por mãos sábias que mantêm a receita inalterada há décadas, ganhou fama de norte a sul do País, transformando Penacova no destino favorito de milhares de comensais, recorda o autarca.

Se em 2022 o festival teve mesmo de ser adiado para Abril devido à falta de lampreia, o edil garante que esta edição é para manter, considerando que Penacova é a “capital” da lampreia e que o festival gastronómico já se realiza há sensivelmente 30 anos, desde a década de 1990, atraindo, ano após ano, “milhares de pessoas” ao município localizado junto ao rio Mondego.

PUBLICIDADE

Durante a iniciativa, a Câmara de Penacova oferece a sobremesa aos clientes dos restaurantes – constituída por doçaria conventual, como os pastéis do Lorvão e as nevadas – e irá promover ainda um `pack` “Descobrir Penacova”, cujo sorteio será realizado mais tarde.

“As pessoas preenchem um cupão e habilitam-se ao sorteio”, explicou Álvaro Coimbra, acrescentando que os cupões irão permitir, depois, saber quantos visitantes afluíram ao festival.

PUBLICIDADE

publicidade

Os restaurantes que vão ter em destaque nas suas ementas ao famoso arroz de lampreia são :

Restaurante Boa Viagem

Restaurante Côta D`Azenha

Café Restaurante Campestre

Restaurante O Cantinho

Restaurante O Casimiro

Restaurante Churrasqueira O Cortiço

Restaurante O Mondego

Restaurante Panorâmico

Restaurante Portas da Serra

Restaurante O Relvão

Restaurante Hotel Rural Quinta da Conchada

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE