Coimbra

Festival de Gastronomia da Freguesia de Santo Varão

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-05-2018

Durante o fim de semana de 5 e 6 de maio, junto à Urbanização da Luz, a freguesia de Santo Varão celebra a gastronomia, o espírito associativo, o desporto e a confraternização com a 4ª edição do Festival de Gastronomia da Freguesia de Santo Varão.

PUBLICIDADE

Na sessão solene de abertura do certame, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, sublinhou: “Este é um evento da congregação e da união. É um evento exemplar do ponto de vista daquilo que pode se pode fazer em torno das associações de uma freguesia”.

Ao agradecer “pelo exemplo que estão a dar a todo o concelho”, o autarca montemorense, com palavras de elogio à junta de freguesia de Santo Varão, ao seu presidente, João Girão, e ao tecido associativo, reforçou: “Se este evento está com este dinamismo é porque vocês merecem, trabalham para isso e sabem oferecer às pessoas um espaço que promove a tradição e o convívio”.

PUBLICIDADE

Bastante satisfeito pela adesão demonstrada e pelo sucesso da iniciativa, João Girão lembrou que na edição de 2108 há mais uma associação a participar, a União Desportiva Santovaronense, e que se conseguiu criar também um espaço para uma pequena mostra comercial.

“Há muita gente a querer vir participar e expor os seus produtos, mas, para já, não temos capacidade de espaço e de logística para responder a essas solicitações. Assim, optámos por dar mais destaque e prioridade às associações da freguesia”, reforçou.

PUBLICIDADE

publicidade

No momento, o Presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, acompanhado de Emília Rosa, secretária, Fernando Figo, tesoureiro, e Fernanda Girão, presidente da Assembleia de Freguesia, deixou ainda palavras de agradecimentos às entidades e associações que tornaram possível a 4ª edição do Festival de Gastronomia e explicou que “este evento surgiu com o intuito de comemorar o primeiro aniversário da feira quinzenal da freguesia. A feira tem cinco anos e está aí para durar e o festival já vai na 4ª edição”.

“Esta é a festa da freguesia e para o ano queremos fazer ainda melhor!”, reforçou. João Girão.

No final da sessão solene, realizou-se a visita pelos diversos expositores.

Enguias fritas, chafana, pataniscas e muitos outros saborosos pratos e petiscos são algumas das iguarias que prometem desafiar o palato dos visitantes, sendo preparados pelo Centro Beira Mondego, Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego e pelo CRP – Centro de Recreio Popular de Formoselha.

A par da oferta gastronómica, à qual não faltam as deliciosas propostas de doçaria e licores, a organização preparou um programa de animação que se estende durante o festival.
O dia de abertura teve também a estreia do Balcão Único Móvel na freguesia e, no domingo, a manhã começa com os “Trilhos do Arroz Doce”, a 1ª prova de Trail Running organizada pela Formobike BTT & Trail Running, de Formoselha.

O IV Festival de Gastronomia da Freguesia de Santo Varão conta com a participação da União Desportiva Santovaronense, Centro Beira Mondego, Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego, CRP – Centro de Recreio Popular de Formoselha, Liga dos Amigos de Santo Varão, Centro Social e Paroquial de Santo Varão, Formobike, Comissão de Festas em Honra de Santo António e Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora do Amparo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE