Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Festival “Correntes de um só rio” promove canção e fado de Coimbra 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-09-2022

A quinta edição do festival “Correntes de um só rio – Encontros do Fado, da Canção, da Música e das Guitarras de Coimbra” vai decorrer ao longo de dez dias, no Convento São Francisco. De 30 de setembro a 09 de outubro, o evento promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra reúne mais de uma dezena de eventos, desde concertos, tertúlias, uma exposição e uma peça de teatro, com evocação a Adriano Correia de Oliveira, Luiz Goes e Rui Pato.

PUBLICIDADE

A quinta edição do Festival “Correntes de um só rio” começa no dia 30 de setembro, a última sexta-feira do mês. Até ao dia 09 de outubro, a autarquia vai apresentar uma programação dedicada ao fado, à canção, à música e às guitarras de Coimbra. 

No dia de estreia, pelas 21h30, vai realizar-se o “Concerto de Guitarra Portuguesa e Orquestra”, que junta Paulo Soares à Orquestra Filarmónica de Braga.

PUBLICIDADE

publicidade

Já no dia 01 de outubro, Dia Mundial da Música, são duas as propostas musicais de oferta aos munícipes e visitantes: “A Guitarra com os Dedos em Garra!”, pelas mãos de Simão Mota, às 19h00, no Café Concerto Coimbra, no Convento São Francisco; e, pelas 22h00, na Praça do Comércio, celebra-se o encontro entre Coimbra e os Açores com a “Serenata Patrimónios – (En)Canto às Ilhas de Bruma”.

No dia 02, às 18h00, em “Coimbra das Canções”, o “Quint’Essence Ensemble e o Coro Misto da Universidade de Coimbra” partilham o palco com um coro participativo de 60 crianças oriundas de várias escolas de ensino artístico e especializado de música da região centro, num convite a uma viagem assente na trilogia Coimbrã – Santa Cruz, Academia e Folclore. No dia seguinte, Catarina Duarte, Nuno Caldeira e Miguel Calhaz, juntamente com a Orquestra Geração de Coimbra, dão forma ao espetáculo musical “Olá Mundo, daqui Coimbra”, às 19h00, na Sala D. Afonso Henriques.

PUBLICIDADE

No dia 04 de outubro, às 21h30, avizinha-se um encontro de amigos e presta-se homenagem a Rui Pato. Em “O Rapaz do Bairro”, seremos conduzidos às décadas de 60 e 70. A partir da tradição do fado de Coimbra, irrompe uma renovação musical na composição e na voz dos trovadores, que deram forma e conteúdo a um novo sentir musical da cidade, cada vez mais enraizado na cultura portuguesa, quer através das expressões da música tradicional quer dos textos de grandes poetas da lusofonia. 

O concerto “Luiz Goes em piano de fundo”, às 19h00, é antecedido da conferência “Encontro(s) com a obra de Luiz Goes”, às 15h30, sendo a proposta de programa para o feriado de 05 de outubro.

A MUS.MUS.CBR – Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, tem uma participação especial na programação desta edição do festival e, no dia 06 de outubro, às 19h00, apresenta o espetáculo “Arrancado ao Esquecimento”, que convida à redescoberta das memórias da toeira e do “Guitarrinho de Coimbra”. Paralelamente, será apresentado, em estreia absoluta, um documentário da MUS.MUS.CBR e ainda uma exposição que estará patente ao longo do festival. 

Bruno Costa e Nuno Botelho, com os convidados Hugo Gamboias e Diogo Passos, estão a preparar um inédito espetáculo inspirado na obra de Chopin, Carlos e Artur Paredes, denominado “De Chopin até à Lapa”, que será apresentado na emblemática sala D. Afonso Henriques, às 21h30, no dia 7 de outubro. 

No ano em que se assinalam 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira, a programação do festival tem um enfoque particular nesta figura singular. A 08 de outubro, às 15h30, está marcada a tertúlia “Encontro com Adriano Correia de Oliveira” e, às 21h30, a Tuna Académica da Universidade de Coimbra homenageia o ilustre tuno num espetáculo de cariz multidisciplinar, intitulado “As Flores de Abril”. Tim, Miguel Calhaz, Ricardo Liz Almeida, Samuel Quedas, Rui Pato, Rita Maria, atuais cultores da Canção de Coimbra, CITAC, pintor Vítor Costa e Orquestra da TAUC marcam presença neste tributo com a interpretação de temas gravados por Adriano Correia de Oliveira, desde as suas gravações primordiais até aos seus últimos anos de vida.

No domingo, dia 09 de outubro, há “Concertos para bebés”, especialmente dedicados à guitarra. Uma iniciativa que conta com a participação da talentosa Luísa Sobral e do conimbricense Hugo Gamboias.

O encerramento do festival acontece com teatro pela Cooperativa Bonifrates. Em “O Assobiador de Caminhos – Adriano e os seus Poetas”, a Bonifrates desafia o público a acompanhar alguns dos caminhos que Adriano Correia de Oliveira trilhou. O espetáculo insere-se numa linha de trabalho da Bonifrates em que se juntam a palavra dita e a música, criando formas de mediar as fronteiras entre estas linguagens e os seus intérpretes. 

+ Informações: 

bilheteira@coimbraconvento.pt | 239 857 191

Bilheteira online: bol.pt

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com