Coimbra

Festas em Seia com HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-08-2018

 

PUBLICIDADE

Seia está em festa entre 15 e 19 de agosto. Durante cinco dias, as Festas do Concelho reúnem os ingredientes para muitos e bons momentos de convívio. O certame, que este ano contabiliza a sua 5ª edição, acontece na área envolvente à Praça do Município.

PUBLICIDADE

publicidade

O convite é para desfrutar da boa música portuguesa, com reconhecidos artistas nacionais a pisar o palco principal e os grupos locais a entusiasmar um “serão” de convívio, mas também para apreciar a gastronomia, nas tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, e os vários espaços expositivos de artesanato, associações, empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social, abertos diariamente a partir das 18h.

A edição de 2018 terá como principal novidade o espaço de decoração “casa e jardim”, que será recriado nas Galerias da Casa Municipal da Cultura.

PUBLICIDADE

A exposição apresenta várias soluções de decoração de espaços de uma habitação, desde mobiliário e louças, a objetos de decoração e arranjos exteriores, sendo protagonizada pelas empresas senenses: Agroestrela – comércio de plantas, DPN Móveis, Indecor, Utildecor, Maguir, Muito Menos e Porta Lápis – livraria e papelaria.

Com abertura agendada para o dia da Padroeira da Cidade, a 15 de agosto, e cumprindo uma vez mais a tradição, as Festas do Concelho voltam a incluir no seu programa uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção.

Organizada pela Comissão de Festas, as comemorações têm início às 9h, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas.

A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, associação que também protagonizará um concerto, já durante a tarde, junto ao Mercado Municipal. O programa da tarde contempla igualmente, às 17h30, uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, que encerra as festividades de cariz religioso.

Entretanto, na praça do Município, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena tem as honras de abertura do programa musical das Festas do Concelho, momento agendado para as 19h30, a que se seguirá a performance do “Viv’arte Ensemble”, – sexteto de cordas, bateria, piano e voz, às 21h. Uma hora e meia depois, os HMB sobem ao palco principal e, por volta da meia-noite, a animação continua ao som de Sara Santini, a Djane portuguesa mais internacional de sempre.

O segundo dia das Festas do Concelho (16 de agosto) reserva momentos musicais com o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior, às 18h30, e com o Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 19h30. Os espetáculos entram depois em cena, a partir das 21h, com o concerto do artista local Tó-Zé Brito, e têm o seu momento alto, às 22h30, com a atuação de Rita Guerra, no palco principal. O DJ Overule, um dos mais talentosos Dj’s da atualidade e o único Dj português a vencer um prémio MTV, encerra a noite.

A sexta-feira, dia 17, também promete muita animação, com o Grupo de Cantares Balancé da Cabeça a iniciar, às 18h30, as festividades. Mais tarde, às 21h, o Grupo ‘Manu Jazz” sobe ao palco 2, mas o ponto alto das celebrações está agendado para as 22h30, com a atuação dos ATOA. O trio de amigos “Ragazzi” promete animação pela noite dentro.

O fim-de-semana inicia em grande, ao ritmo dos cinco grupos de bombos participantes no III Encontro de Grupos de Bombos “Aikdoy”, que a partir das 18h30 invadem o recinto. A animação, no sábado, prossegue às 21h, no palco secundário, com a apresentação do espetáculo “Os Traquinas”, protagonizado por Inês Garcia, Bruna Vilela, Guilherme e Matilde (ex. participantes no concurso de talentos Pequenos Gigantes). O grande momento da noite acontece às 22h30, com Cuca Roseta no palco principal. A noite prossegue ao som do Dj Peter Sky.

No último dia do certame, 19 de agosto, a Tuna de Figueiredo abre o programa de animação, às 18h30. O domingo reserva ainda, às 21h, momentos musicais com o projeto “Freddy Strings and The GrooveFellas”, no palco 2, e o concerto de Diogo Piçarra no palco principal, às 22h. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE