Festa do Queijo Serra da Estrela espera por si durante o fim de semana em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-03-2018

As vítimas dos incêndios de 2017 vão ser homenageadas na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, neste fim de semana de 10 e 11 de março, evento que conta com a visita do Presidente da República no domingo.

PUBLICIDADE

Marcelo

O Presidente da Repúlica e o Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital na feira de 2017

Mais uma vez, a feira decorre no Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade, sendo assumida pela Câmara Municipal como contributo para fazer “renascer os rebanhos de ovelhas da raça Serra da Estrela” dizimados pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017.

Estas ovelhas autóctones “estão na origem da produção do leite com que se faz um dos mais afamados queijos do mundo”, segundo uma nota da autarquia presidida por José Carlos Alexandrino.

PUBLICIDADE

“Desta vez, é uma feira muito virada para a solidariedade e também para o agradecimento coletivo a Portugal”, declarou José Carlos Alexandrino.

Na impossibilidade de convidar para o encontro as “mais de 10 mil pessoas que ajudaram” as vítimas da tragédia no concelho, a Câmara de Oliveira do Hospital vai agraciar, a título simbólico, alguns dos voluntários e entidades “que se distinguiram nesta cadeia” de solidariedade.

PUBLICIDADE

publicidade

queijo

“Esta é uma feira do queijo especial, uma grande festa para dizer obrigado a Portugal”, enfatizou o presidente da Câmara.

A homenagem às vítimas dos incêndios realiza-se no domingo, durante um almoço para cerca de mil pessoas, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Desta forma, a Câmara de Oliveira do Hospital quer “agradecer aos portugueses e a cidadãos de outros países o contributo dado para a formação da gigante onda de solidariedade”, na sequência dos incêndios de há cinco meses.

ovelha-1

Enquanto organizador da feira, que visa promover o queijo com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Estrela, este município do distrito de Coimbra “vai desafiar os visitantes a apadrinharem as borregas” em exposição, através do pagamento de uma quantia financeira.

A receita da iniciativa reverte na íntegra para o centro de recria da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), criado no concelho “com a finalidade de preservar três produtos” certificados da região – queijo, requeijão e borrego DOP Serra da Estrela – “seriamente afetados após a morte de vários milhares de animais” desta raça autóctone, nos incêndios de 2017.

A reposição dos anteriores níveis de produção do queijo DOP Serra da Estrela vai demorar vários anos, mas a qualidade não foi afetada pelos incêndios, assegurou há um mês o presidente da ANCOSE, Manuel Marques, em entrevista à Lusa.

A feira começa no sábado, às 09:00, com 300 expositores de produtos endógenos, artesanato e gastronomia.

O programa inclui diferentes realizações, como provas de queijo DOP e vinhos do Dão, concursos gastronómicos, fabrico de queijo e requeijão ao vivo, tosquias e exposição de ovelhas e cães da raça Serra da Estrela, além da presença de artesãos a trabalhar nos seus ofícios.

Arquivo. Oliveira no Coração

O evento “Noite do Queijo” no próximo sábado, 10 de março, volta lançar um apelo de solidariedade para com o concelho de Oliveira do Hospital. 

Depois da primeira edição em dezembro, o evento é agora organizado no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital proporcionando um momento de animação noturna que é também de prolongamento do primeiro dia daquela que é maior festa do Queijo Serra da Estrela do país.

Tendo como mote que “todos os contributos são poucos para ajudar a nossa Região a Renascer” a organização Oliveira no Coração, em conjunto com os seus parceiros, lança o convite ao público para que visite este 2.º mercado noturno, a partir das 20H00 e que se prolonga até três da manhã.

E bons motivos não faltam, desde a animação musical com a presença dos Manu Jazz, do trio de percussão Açor Tambor e dos Dj’s Kardoslav, Mauro P e Luís Antero; aos expositores dos melhores e mais saborosos produtos endógenos, entre os quais os participantes na mostra de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção tradicional.

Destaque também para a pintura ao vivo de Paulo Ribeiro; a exposição de fotografia “Mãos à Terra” de Tiago Cerveira; e as iguarias gastronómicas pela mão do chef João Quaresma com as suas tapas e petiscos regionais, entre outros. A entrada é livre.

borrego

No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, é promovida mais uma Semana da Gastronomia que promete colocar, no centro das atenções, os melhores sabores do concelho.

Os restaurantes aderentes, espalhados de norte a sul do concelho de Oliveira do Hospital, estarão devidamente identificados com dístico próprio e vão oferecer o melhor da gastronomia local com particular enfoque para os produtos genuínos e que distinguem o concelho de Oliveira do Hospital.

Os estabelecimentos da restauração aderentes à Semana da Gastronomia estarão preparados para receber os visitantes que procurem o concelho durante os próximos dias com os melhores sabores para deliciar o palato.

Dessa forma, será possível escolher nas ementas pratos únicos no sabor como o arroz de suã; os torresmos serranos; a feijoada dos pastores e o borrego criado neste concelho da Beira que se apresentará confecionado nas diversas formas tipicamente locais.

A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela. Os restaurantes irão também disponibilizar uma variedade de sobremesas das quais se destacam a genuína tigelada e o requeijão com doce de abóbora ou mel.

Associada ao grande certame que é a Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital, a Semana da Gastronomia é um dos eventos mais procurados pelo público em geral, apreciador dos sabores genuínos e de qualidade.

A Semana da Gastronomia apresenta-se como uma grande montra da gastronomia do concelho de Oliveira do Hospital e constitui também uma ação de promoção do próprio setor da restauração, conferindo-lhe um lugar de destaque e dando-o a conhecer aos visitantes, no âmbito da estratégia de apoio e promoção ao comércio local que vem sendo seguida

cartaz Semana da Gastronomia'18

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE