Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital regista uma das “maiores avalanches de sempre”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 14-03-2023

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital voltou a afirmar-se como a maior Festa do Queijo de Portugal, recebendo muitos milhares de visitantes nos dias 11 e 12 de março. Inaugurado no sábado com a presença do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, o certame registou uma enorme avalanche de visitantes nos dois dias, verificando-se um grande pico de afluência no domingo, que lotou a cidade, com o sol e o bom tempo a ajudar a brilhar o rei da Festa, o Queijo Serra da Estrela DOP.

PUBLICIDADE

O dia inaugural ficou marcado pela presença da segunda figura do Estado Português que numa publicação partilhada no Twitter, escreveu “Oliveira do Hospital, criadores, queijeiros e queijeiras, estão de parabéns por promover e desenvolver o que há de tão bom na região como o Queijo Serra da Estrela”. “Não há melhor maneira de construir o futuro senão com base nas nossas tradições”, sublinhou Augusto Santos Silva.

O evento alcançou o êxito almejado pela Câmara Municipal, empenhada em mostrar ao país o enorme potencial desta região, projetando uma imagem de grande dinamismo e vitalidade do território oliveirense.

PUBLICIDADE

publicidade

Considerado como uma importante alavanca da economia local, o evento contou com mais de 250 expositores de Queijo Serra da Estrela, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e gastronomia. Ao longo do fim de semana, os muitos milhares de visitantes encontraram, no recinto, vários atrativos com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal; mas também as mostras do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital com demonstrações ao vivo, e muita animação cultural de carácter etnográfico.

É um grandioso evento que dá uma enorme visibilidade a um produto de grande excelência como o queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos endógenos, gerando boas condições de negócio e riqueza para os seus produtores. Trata-se de uma importante alavanca da economia local e o queijo Serra da Estrela DOP – um dos melhores do mundo – é uma verdadeira âncora da projeção turística de Oliveira do Hospital, refere o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

“Ficou evidente que a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital é a maior de Portugal”, afirma o Presidente José Francisco Rolo com base na afluência das pessoas que procuraram “um produto de excelência”. “Com este investimento do Município, celebrámos, nestes dois dias, uma grande festa dos produtos locais de qualidade”, refere o autarca lembrando que o sucesso se faz de todos os que incansavelmente se dedicam a este setor, que atravessa uma fase de novos desafios e de transição geracional, com a existência de novos produtores de ovelhas de raça bordaleira e novas queijeiras a abraçar a pastorícia e o fabrico do Queijo Serra da Estrela DOP, uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e que, almeja ser reconhecido com património imaterial da humanidade pela UNESCO.

A animação cultural e musical foi uma constante com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região e que teve como um dos pontos alto a transmissão do programa “Somos Portugal” da TVI durante a tarde de domingo.

No domingo, com um recinto da Festa do Queijo repleto de milhares de pessoas que não arredaram pé até ao encerramento do evento e visivelmente satisfeito, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo sublinhava o impacto económico da maior Festa do Queijo de Portugal – registado no volume de vendas verificado, ao longo dos dois dias, entre os expositores presentes bem como nas taxas de ocupação lotadas na hotelaria e restauração.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com