Vamos

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital começa a “desconfinar”

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-03-2022

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital começou hoje a “desconfinar”, com o arranque da Semana de Gastronomia, uma “porta aberta” para promover iguarias como o borrego, broa, arroz de suã, torresmos, requeijão ou tigelada.

PUBLICIDADE

“Depois de dois anos de interregno, ressurgimos cheios de força, para convidar Portugal inteiro a vir a Oliveira do Hospital, para provar queijos, vinho do Dão, enchidos, mel e uma variedade de produtos. Uma feira que se quer segura, aberta e arejada, mas onde encontram os sabores e os saberes ancestrais”, alegou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

Na sessão de abertura da Semana da Gastronomia de Oliveira do Hospital, que decorreu ao final da manhã de hoje, no Restaurante Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o autarca sublinhou que aderiram a esta iniciativa 26 restaurantes, que terão a responsabilidade de promover o melhor da gastronomia local.

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma semana de porta aberta para promovermos iguarias e um convite para que procuremos os restaurantes de Oliveira do Hospital, que atravessaram momentos de desafio neste período da pandemia. Entrar num restaurante e degustar, com tempo, o que de melhor cada um tem para oferecer e juntar-lhe queijo Serra da Estrela, vinho do Dão, broa ou tigelada”, acrescentou.

De acordo com José Francisco Rolo, esta é a maior festa/feira do país de queijo Serra da Estrela, que só em 2019 teve um impacto de mais de 2,5 milhões de euros na economia local de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Isto quer dizer que foi criado valor acrescentado, foi criada riqueza no concelho e isso é bom para Oliveira do Hospital e para a região. É a demonstração que no interior há vitalidade, economia, agentes económicos, garra para triunfar, sendo o regresso desta feira a afirmação de uma vontade férrea de este interior, que teima em resistir e afirmar-se através do que melhor tem na sua gastronomia e nos seus produtos de qualidade”, referiu.

Para este ano, a expectativa é “ultrapassar a cifra do impacto financeiro dos 2,5 milhões de euros de 2019″.

“O Município faz um importante investimento para a promoção do território e queremos que os empresários tenham efetivos ganhos e haja geração de riqueza no concelho. O investimento nesta Festa do Queijo Serra da Estrela é de 60 a 70 mil euros”, frisou.

Com cerca de duas centenas de expositores, este evento foi pensado para o centro da cidade e a irradiar para o resto do concelho, tendo sempre em conta as questões de segurança sanitária.

Ao todo são esperados mais de 50 mil visitantes, para apreciar o queijo Serra da Estrela, mas também os ares da serra, a paisagem, o património, a hotelaria e os diferentes percursos pedestres.

“Queremos que nos dias 12 e 13 de março, Oliveira do Hospital se transforme na capital dos produtos locais de qualidade, como montra desse produto de excelência que é o queijo Serra da Estrela. Desfrutem da portugalidade que Oliveira do Hospital tem para oferecer”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE