Coimbra

Festa das Sopas reuniu centenas na Ereira

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-10-2016

Depois de um ano de interrupção, a Festa das Sopas voltou a trazer o melhor da gastronomia à freguesia da Ereira e a encher a sede da Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira, no dia 29 de outubro.

PUBLICIDADE

unnamed-22
“É um espetáculo ver esta sala cheia. A Ereira está viva e, desde já, agradeço a dinâmica da ACDS Ereira”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
Acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo, do presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Vasco Martins e do padre António Domingues, o Presidente da Câmara aproveitou o momento para convidar os ereirenses a participarem no programa desportivo dedicado aos mais velhos – “Seniores em Movimento” e, no seguimento de um pedido do autarca ereirense para ajudar “a limpar os jacintos que se encontram no rio Mondego e no leito abandonado”, esclareceu:

Este é um assunto muito sério e em tempo útil foram contactadas as entidades responsáveis. Não é responsabilidade da Câmara Municipal fazer a limpeza, nem temos os meios adequados para o fazer. Em breve vou estar reunido com o Ministro do Ambiente e, por isso, peço que o Presidente de Junta prepare um documento com a colaboração dos pescadores e agricultores afetados para ser entregue ao Ministro”.

PUBLICIDADE

publicidade

Antes da festa dos sabores da gastronomia, o presidente da direção da ACDS da Ereira, Joaquim Coelho, agradeceu “a presença de todos, a dedicação dos colegas de direção, as sopas feitas pela Clara Silva e pela Rosália Albuquerque”, criando “um evento que junta familiares e amigos”.

unnamed-23
A par das cinco sopas (da pedra, de grão-de-bico, à lavrador, de peixe e canja) preparadas para os cerca de 230 participantes, não faltou também o delicioso arroz doce feito com o Arroz Carolino da Ereira.
A animação ficou a cargo da Orquestra Juvenil da Sociedade Instrução e Recreio de Lares, Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE