Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

É preciso melhorar serviço de mobile banking para reduzir deslocações às agências bancárias

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-02-2018

 

PUBLICIDADE

Os docentes do Instituto Politécnico de Coimbra, Nuno Fortes e Pedro Espírito Santo, e a investigadora da Universidade de Aveiro, Carolina Santos, venceram o prémio “Best Paper da área científica de Marketing”, nas XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, que decorreram na Guarda, de 7 a 10 de fevereiro.

Mobile_banking

PUBLICIDADE

publicidade

O artigo científico “Determinantes da adoção de serviços de mobile banking em Portugal” conclui que é necessário potenciar este serviço e implementar mecanismos tecnológicos que aumentem a segurança das transações, a proteção dos dados pessoais e a facilidade de utilização das aplicações.

Segundo o iPC, “O estudo académico vem fornecer importantes contributos práticos para as instituições bancárias poderem melhorar o serviço que prestam e confirma que a preocupação dos utilizadores com a segurança e privacidade da informação pessoal é uma condicionante da utilização do serviço de home banking em dispositivos móveis. É ainda necessário que os fornecedores deste serviço desenvolvam funcionalidades que respondam às principais necessidades bancárias dos seus utilizadores, no sentido de evitar que as pessoas tenham de se deslocar a uma agência bancária para tratarem de assuntos essenciais ao seu quotidiano”.

PUBLICIDADE

O Presidente do IPC, Jorge Conde, congratula-se com este reconhecimento e garante que o prémio “se deve à qualidade da investigação desenvolvida na instituição”.

Conde explica que é “política do Politécnico apostar cada vez mais na investigação científica no sentido de responder às necessidades práticas da sociedade”.

O Presidente do IPC sublinha ainda que é este o caminho que fundamenta que a massa crítica existente no politécnico justifique a realização de doutoramentos.

A importância deste artigo surge num contexto em que o setor bancário tem vindo a utilizar as tecnologias da informação, de forma crescente, nas suas operações, e o mobile banking tem-se vindo a assumir como um inovador canal de comunicação e entrega de serviços bancários, que permite ao utilizador realizar um leque muito variado de operações, sem restrições de tempo e espaço, acompanhando de forma significativa nos últimos anos, o crescimento explosivo da utilização de dispositivos móveis em Portugal, frisa o IPC.

As jornadas ibéricas tiveram como lema a Interioridade e Competitividade: Desafios Globais da Gestão. A organização destes eventos tem o intuito de fortalecer laços e fomentar o intercâmbio académico e científico entre as instituições de ensino superior portuguesas e espanholas para incentivar a divulgação e o desenvolvimento de projetos de investigação.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com