CHUC

Fernando Regateiro participou na World Health Summit 2018

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-10-2018

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Fernando Regateiro, regressou recentemente de uma participação na 10ª edição da World Health Summit (WHS), uma das cimeiras mais proeminentes do mundo na área da saúde, que teve lugar em Berlim, de 14 a 16 de Outubro de 2018 e que este ano contou com a presença de 2.400 pessoas.

PUBLICIDADE

Fernando Regateiro

No dia 13, participou na Assembleia Geral da M8 Alliance, como presidente internacional da WHS para o ano de 2017-2018, numa presidência pela primeira vez partilhada por duas instituições, o CHUC e a Universidade de Coimbra. Nesta Assembleia foram apresentados e aprovados por unanimidade e aclamação, os resultados da Reunião Regional da WHS, realizada em Coimbra, em Abril deste ano.

Os tópicos centrais da WHS deste ano foram a preparação para as pandemias, a resistência antimicrobiana e o acesso a medicamentos e tratamentos essenciais, bem como o impacto da revolução digital da saúde e a capacidade dos sistemas de saúde para curar doenças e prolongar a vida. A necessidade da saúde ser uma escolha política que coloque a “saúde em todas as políticas”, foi recorrentemente salientada em diversos momentos da Cimeira.

PUBLICIDADE

publicidade

A WHS é realizada sob o alto patrocínio da chanceler alemã Angela Merkel, do presidente francês Emmanuel Macron e do Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker.

O presidente do Conselho de Administração do CHUC teve um envolvimento intenso nas actividades desenvolvidas durante a Cimeira, tendo, inclusive, integrado uma mesa sobre “Infra-estruturas de gestão e ciências da vida: boas práticas de todo o mundo”, onde apresentou três aspectos de inovação organizacional em curso no CHUC e em que participaram também personalidades ligadas à saúde oriundas do Brasil, da China, dos Estados Unidos da América, da Suíça e da Turquia.

PUBLICIDADE

No dia 16, participou na sessão solene de transferência da presidência internacional do WHS para o representante da Universidade de Teerão. Neste mesmo dia, reuniu com o CEO do Hospital Charité de Berlim, Prof. Axel Pries, para aprofundar a colaboração bilateral entre os dois hospitais, na área da neurologia, tendo a reunião contado ainda com a presença da directora do Serviço de Neurologia, Prof. Isabel Santana, e mais dois investigadores do Charité, Prof.ª Ângela Relógio e Prof. Kramer. Os responsáveis pela cooperação internacional do CHUC e do Charité, Diana Breda e Lutz Steiner também estiveram reunidos.

A delegação de Coimbra participou ainda numa reunião dedicada a “Migrantes e Refugiados- adaptações na prestação de cuidados” com a presença de membros da Universidade de Coimbra e do CHUC, e das Universidades de São Paulo, Brasil, Sapienza, Itália, e Teerão, Irão.

No último dia da sua estadia em Berlim, o presidente do Conselho de Administração do CHUC participou numa sessão conjunta dedicada aos “Grandes Desafios” promovida pela Fundação Bill & Melinda Gates e pela WHS, onde estiveram presentes e fizeram intervenções a chanceler alemã, Angela Merkel, a Primeira-ministra da Noruega, Elsa Solberg, o Diretor Geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o fundador e filantropo da Microsoft, Bill Gates, e o presidente da WHS, Detlev Ganten.

Fernando Regateiro salientou o facto da presença do CHUC nestas Cimeiras possibilitar “uma visão mais clara das tendências mundiais dos problemas e das escolhas em saúde, bem como o intercâmbio de conhecimento e o estabelecimento de relacionamentos bilaterais e multilaterais que permitem acrescentar mais qualidade e mais diferenciação à prestação de cuidados de saúde aos doentes que confiam no CHUC”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE