Coimbra

Fernando Namora em Condeixa. Casa Museu comemora 25 anos-

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 02-07-2015

O lançamento do livro “Pois não te resta ainda o mundo?” e uma conferência proferida por Guilherme d’Oliveira Martins marcaram as comemorações do 25º aniversário da Casa Museu Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

A sessão comemorativa decorreu na passada terça feira e começou com uma visita guiada à Casa Museu. Depois, já na Pousada de Condeixa, teve lugar uma leitura de poemas pela companhia de teatro Bonifrates, seguindo-se a apresentação da publicação “Pois não te resta ainda o Mundo?”, editada pela Autarquia de Condeixa com a coordenação de Paulo Archer de Carvalho, que compila algumas comunicações do 1º ciclo das Conferências Fernando Namora, realizado entre 2011 e 2015.

PUBLICIDADE

Os presentes tiveram ainda oportunidade de assistir à intervenção de Guilherme d’Oliveira Martins, jurista, ensaista e ex-ministro, em mais uma das Conferências Fernando Namora.

Presente na sessão comemorativa, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, destacou a necessidade de “valorizar Fernando Namora e a sua obra, recolocando-os no justo lugar de destaque que lhe cabe no panorama literário português”. O autarca incentivou ainda à continuação de uma atividade cultural dinâmica na Casa Museu Fernando Namora, nomeadamente através do ciclo de conferências sobre o autor, capaz de despertar a atração de públicos e de fomentar a  Cultura, como via de progresso.

PUBLICIDADE

publicidade

A Casa Museu Fernando Namora, que abriu as suas portas ao público em 1999, representa um marco do desenvolvimento cultural do concelho de Condeixa e um motivo de orgulho para toda a comunidade condeixense.

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de Abril, na casa onde hoje se reconstitui o seu escritório e se conservam os seus objectos pessoais. Com uma ampla produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE