Coimbra

Feira Moçárabe de Lourosa abre ao público no próximo fim de semana

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-08-2015

 A quarta edição da Feira Moçárabe de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, abre ao público este sábado, a partir das 15:00, e prolonga-se até ao final da noite de domingo.

PUBLICIDADE

feira moçarabe

É um evento único no país que constitui uma autêntica viagem histórica no tempo em que cristãos e muçulmanos “coabitaram” pacificamente em Lourosa, sendo símbolo máximo desse “diálogo de culturas” o templo ali edificado há cerca de 1103 anos. Trata-se da milenar Igreja Moçárabe de Lourosa, um dos mais importantes monumentos peninsulares do século X.

PUBLICIDADE

publicidade

Visitada anualmente por milhares de pessoas, a Feira Moçárabe de Lourosa, lançada em 2012 para assinalar os 1100 anos daquele monumento nacional, conta com um vasto e distintivo programa de animação cultural, onde não faltam as recriações históricas, manjares e beberes, danças medievais, bruxedos e esconjuros ou espetáculos de fogo, por exemplo.

Durante dois dias, esta feira que tem vindo a crescer de ano para ano, tanto ao nível de expositores como em termos de oferta cultural, preencherá todo o espaço envolvente à Igreja Moçárabe com as típicas barraquinhas de artesanato, gastronomia e produtos locais de qualidade.

PUBLICIDADE

Em todo o espaço do evento, estarão também sempre em permanência a animação itinerante, recriações históricas, personagens, rábulas e estórias.

No sábado, o evento abre, às 15h00, com uma “arruada pelas ruas e praças do burgo de Lourosa”, seguida da “abertura das mercâncias e supervisão dos pesos e medidas pelos almotacés”. Às 18h00, acontece o cortejo de “inauguração oficial da feira pelos edis do burgo e convidados de outros reinos e o encerramento está agendado para as 24h00 com a “ronda do aguazil para apaziguamento dos ânimos”.

No domingo, a feira começa logo pela manhã, às 10h00, com um intenso programa de animação cultural e o encerramento – precedido de um espetáculo de fogo – está marcado para as 22h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE