Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Feira Medieval de Coimbra nos dias 15 e 16 de junho na Sé Velha

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-06-2018

 A cidade de Coimbra viaja até à Idade Média, nos próximos dias 15 e 16 de junho, com a realização de mais uma edição da Feira Medieval de Coimbra, naquele que será o primeiro certame sem a presença do Mendigo Basilius, que nos deixou no final de 201.

PUBLICIDADE

Mendigo Basilius é o grande ícone do eventoJoaquim Basílio, o grande Mendigo Basilius,  era estrela maior da Feira Medieval de Coimbra, uma das mais antigas do país, que celebra 26 anos de existência.

A reconstituição da época medieval começa na sexta-feira, com a realização da Ceia Medieval, nos Claustros do Antigo Colégio das Artes (Pátio da Inquisição), a partir das 19h30. Com serviço de mesa a cargo dos SASUC, os interessados em participar na ceia devem proceder à sua inscrição, através do telefone n.º 239702630 ou presencialmente na Casa Municipal da Cultura.

PUBLICIDADE

publicidade

A ocasião será animada por várias recriações, a cargo da Companhia de Teatro Viv’Arte, nomeadamente, demonstração de armas, pequenos combates e coreografia de soldadeiras. A par com o banquete de iguarias da época os comensais poderão, também, apreciar espetáculos de malabaristas de fogo, jograis, trovadores, música e dança, que transformarão os claustros do Antigo Colégio das Artes num espaço de recriação histórica.

PUBLICIDADE

No sábado, entre as 9h00 e as 19h00, o Largo da Sé Velha e o Quebra-Costas transformam-se num cenário “ao vivo”, permitindo aos visitantes “entrar” na atmosfera da época medieval, pelo contacto com os sabores, os aromas, os ruídos, os ofícios, a animação e o modo de vestir, recriado por centenas de figurantes.

No campo da figuração e animação, em particular, desempenha um papel importante a Viv’Arte, ao nível da indumentária, de objetos, de acessórios e de instrumentos que revelam o espólio patrimonial e humano que a Companhia associa às suas recriações históricas. Nesta viagem à época medieval procura-se reproduzir o ambiente mercantil e a sociabilidade da altura, promovendo-se, em simultâneo, a diversão e o lazer que a dinâmica de animação do evento oferece aos visitantes.

Iniciando-se às 9h00, com Missa na Igreja da Sé Velha, onde participará o Coro Sinfónico Inês de Castro, a abertura do mercado acontece às 10h00, após a Bênção da Feira e leitura da Carta de Feira, acompanhada pelo toque de trombetas. O Cortejo Régio inicia-se a partir das 11h30, pelas ruas do “burgo”.

O período da tarde será preenchido com vários quadros de animação permanente, a reposição de figuras e quadros da época onde não faltarão saltimbancos, jograis e trovadores. A concretização do ambiente medieval é possível graças à colaboração de vários agentes culturais, trajados à época, que comercializarão, nas suas tendas, os seguintes produtos: aves, azeite, azeitonas, carne de porco, enchidos, cereais, frutos verdes e secos, mel, ovos, pão, peixe, sal, sopa de legumes, utensílios de madeira, de barro, tecelagem, esteiras, cestaria, joias e outros.

A organização da Feira Medieval de Coimbra é da Câmara Municipal de Coimbra, com a colaboração da paróquia da Sé Velha, dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e do Município de Montemor-O-Velho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com