Câmaras

Feira do Queijo de Tábua assume-se como mostra da Beira Serra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-02-2014

A Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel, que vai realizar-se em Tábua, nos dias 08 e 09 de março, foi concebida como mostra regional da Beira Serra, segundo o presidente da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Mário Loureiro disse hoje à agência Lusa que, pelo segundo ano consecutivo, a feira é aberta à participação de expositores de concelhos vizinhos.

“Apostamos na qualidade em vez da quantidade”, adiantou, salientando que a abertura do evento a outros municípios permite “dar visibilidade a todo este território da Beira Serra”, que tem “outras dinâmicas e preocupações”.

PUBLICIDADE

Dos 70 inscritos, 25 são produtores de queijo, revelou Mário Loureiro.

A XXV Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel decorrerá em paralelo com a Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias, no pavilhão multiusos da vila de Tábua, assegurando o conforto das pessoas e a segurança dos bens expostos.

PUBLICIDADE

publicidade

A feira tem como objetivo a divulgação do queijo Serra da Estrela e demais produtos característicos da região, como o pão, o mel, os enchidos, o vinho e o azeite, entre outros.

A mostra integra 12 ‘stands’ institucionais e 10 de artesanato e licores, bem como 10 tasquinhas de gastronomia, estando ainda representadas 12 confrarias gastronómicas e báquicas da região convidadas.

O programa inclui um encontro de folclore local, com a presença de nove ranchos, a exibição das escolas de música do concelho, prova de vinhos, degustação de azeite e concurso de enchidos, além de produção ao vivo de queijo e tosquia de ovelhas.

No domingo, entra as 14:00 e as 20:00, a SIC realiza em direto, a partir de Tábua, o programa “Portugal em Festa”.

Segundo Mário Loureiro, o orçamento da Câmara Municipal para a realização da feira ascende a 16.500 euros, o que inclui o apoio logístico da autarquia ao programa televisivo da SIC, contra 12.000 euros na edição do ano passado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE