Cidade

Feira do Mont’Alto e FICABEIRA dão mais vida a Arganil

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-09-2016

Ana Abrunhosa,  Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), presidiu hoje, 6 de setembro, à inauguração da Feira do Mont’Alto e FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra.

PUBLICIDADE

Ao discursar na sessão solene, que decorreu nos Paços do Concelho, a líder da CCDRC fez questão de elogiar a postura proactiva do anfitrião Ricardo Alves, o ainda jovem autarca que foi eleito por 3 vezes para a presidência do município de Arganil.

Veja e ouça a intervenção de Ana Abrunhosa:

PUBLICIDADE

publicidade

Ricardo Alves recordou  que a Ficabeira vai na 35ª edição e salientou esta é uma feira com animação transversal, que a par da Feira do  Mont’Alto é um enorme sucesso colectivo.

PUBLICIDADE

Veja e ouça a intervenção de Ricardo Alves:

Depois da sessão solene, Ana, Ricardo e outros nativos e forasteiros foram inaugurar a FICABEIRA, certame que visitaram demoradamente.

Para além de terem apreciado uma especialidade local que dá pelo nome de “serradura”, também saborearam o tradicional Bucho de Arganil, tendo a líder da CCDRC aceitado o convite para integrar a Confraria do Bucho, acto que vai decorrer no próximo mês de outubro.

IMG_9829

Entre 6 e 11 de setembro pode apreciar o melhor e mais autêntico  que se faz no concelho de Arganil e região da Beira Serra, nos setores da indústria, comércio e agricultura, bem como dá a conhecer o trabalho  desenvolvido pelas associações e coletividades locais.  

A FICABEIRA, que é também sinónimo de animação, aposta mais uma vez em artistas conceituados do panorama musical nacional para abrilhantar as noites do certame.

FICABEIRA

No dia da inauguração, 6 de setembro, subi ao palco o jovem talento AGIR. No dia 7 de setembro, Feriado Municipal, terá lugar no palco FICABEIRA o teatro de revista “Bagunçada à Portuguesa”, com os atores Natalina José e Luís Mascarenhas. No dia 8 de setembro estará o palco reservado para “Os Azeitonas”, uma das bandas nacionais mais solicitadas ao vivo.  No dia 9 de setembro atuará a banda “ÁTOA”. Luís Represas, atuará no dia 10 de setembro e, a encerrar programação noturna e o certame, Gabriell, músico com raízes em Pomares.

O secular Concurso de Gado Bovino de Trabalho, ou “Feira dos Bois” como é tradicionalmente apelidado, decorrerá à semelhança dos anteriores anos, no Feriado Municipal, dia 7 de setembro e terá por objetivo, mais uma vez, promover e preservar a raça bovina, bem como incentivar a sua criação que, pelas suas caraterísticas interessem não só à economia local, mas também com vista à valorização e equilíbrio do espaço rural e à produção de produtos de
grande autenticidade.

Santana-Lopes-PSD
Ainda no dia 7 de setembro decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Concelho, presidida pelo Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, na qual serão distinguidas algumas personalidades e empresas.

Serão atribuídas Medalhas de Ouro do Concelho de Arganil a: Carlos Ribeiro (a título póstumo), Presidente da Câmara Municipal de 1976 a 1979; Fernando Maia Vale, Presidente da Câmara Municipal de 1989 a 1993; Fernando Santos, Selecionador Nacional de Futebol e oriundo de Sorgaçosa, Pomares que, de acordo com a realização do jogo da seleção nacional para a qualificação do Mundial 2016, na Suíça, receberá tal distinção posteriormente; Mário Pereira Gonçalves, Presidente da Associação de Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal (AHRESP), dirigente da Casa da Comarca de Arganil e natural de Porto Castanheiro, U.F. Cepos e Teixeira; Pedro Santana Lopes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ex-Primeiro Ministro e oriundo de Sarnadela, Pombeiro da Beira.
O Executivo Camarário liderado por Ricardo Alves atribuirá ainda Medalhas de Mérito Prata-Dourada a algumas empresas do concelho com mais de vinte anos de atividade e mais de dez trabalhadores, que não tinham sido ainda objeto de qualquer distinção, sendo elas: Casa do Apicultor, indústria de colmeias; Euromadeira Lda., empresa de madeiras industriais, Goucam – Gouveia & Castanheira Lda., indústria de confeções, Madeljor Lda., metalúrgica, Solalva, mecânica de precisão e  Solpraia Lda., indústria de confeções.

Fora do ramo industrial será atribuída a mesma distinção a: Resimadeiras e Transportes Ferrão & Martins que, para além de mais de 20 anos de atividade e 10 trabalhadores, se distinguem por ter um volume de negócios superior a 3 milhões de euros.

PROGRAMA 35ª FICABEIRA- 2016
06 de setembro , terça-feira

18h00 – Sessão Solene de Abertura da 35ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2016, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa

19h00 – Inauguração e abertura da 35ª FICABEIRA – Sub-Paço, Arganil

21H00 – Aula de Zumba

22h30 – Palco FICABEIRA: AGIR
07 de setembro, quarta-feira (Feriado Municipal)

09h00 – Concurso de Gado Bovino de Trabalho 2016 – Paço Grande, Arganil

11h00 – Sessão Solene Comemorativa do Dia do Concelho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida por Sua Excelência o Ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita

15h00 – Abertura da FICABEIRA 17h00 – Show Cooking “SABOROLOGIA À BEIRA SERRA”, com o chefe Bernardino

19H00 – Aula de Zumba

21H00 – Aula de Zumba 22h30 – Palco FICABEIRA: “Bagunçada à Portuguesa” 
08 de setembro, quinta-feira

19h00 – Abertura da FICABEIRA

19H00 – Aula de Zumba

21H00 – Aula de Zumba

22h30 – Palco FICABEIRA: OS AZEITONAS

24h00 – Fecho da FICABEIRA
09 de setembro, sexta-feira

19h00 – Abertura da FICABEIRA

19H00 – Aula de Zumba 21H00 – Aula de Zumba

22h30 – Palco FICABEIRA: ÁTOA 
10 de setembro, sábado

10h00 – “Atreve-te 2016” – Vespas nos Caminhos do Rally de Portugal 2016 – Paços do Concelho 15h00 – Abertura da FICABEIRA

16h00 – Torneio de Futebol Sénior Ramiro Jorge – Campo de Futebol Dr. Eduardo Ralha, Arganil

17h00 – Show Cooking – Alimentação saudável: cozinha vegetariana, biológica e macrobiótica

19H00 – Aula de Zumba 17h00 – Show Cooking – Cozinha vegetariana, biológica e macrobiótica

21H00 – Aula de Zumba 22h30 – Palco FICABEIRA: LUIS REPRESAS 01h00 – Fecho da FICABEIRA
11 de setembro, domingo

15h00 – Abertura da FICABEIRA 16h00 –Torneio de Futebol Junior Salvador Nunes – Campo de Futebol Dr. Eduardo Ralha, Arganil
19H00 – Aula de Zumba

21H00 – Aula de Zumba

22h30 – Palco FICABEIRA: GABRIELL

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE