Coimbra

Feira de Artesanato Urbano “deu vida” à Praça do Comércio pela segunda vez (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-10-2021

A Feira de Artesanato Urbano regressou hoje à Praça do Comércio na Baixa de Coimbra entre as 9h e as 19h, pela segunda vez, já que até setembro deste ano o mesmo certame se realizava na Rua Ferreira Borges. A realização deste evento tem como principal objetivo, segundo a autarquia, “a promoção dos produtos artesanais de cariz urbano”.

PUBLICIDADE

A Feira de Artesanato Urbano foi suspensa, em março de 2020, devido à situação pandémica, tendo regressado em setembro para “fomentar a atividade cultural na Baixa da cidade e incentivar a recuperação da atividade económica local”.

O evento decorre nos segundos sábados do mês, estando previstas outras realizações nos dias 13 de novembro e 11 de dezembro.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Câmara de Coimbra, trata-se de “um evento de promoção dos produtos artesanais de cariz urbano, que alcança cada vez maior relevância no atual contexto cultural, social e económico”.

O Notícias de Coimbra marcou presença na Feira, durante esta manhã, e constatou através de entrevistas com alguns dos vendedores presentes no evento que a deslocalização do certame da Rua Ferreira Borges para a Praça do Comércio, não é uma mudança consensual. Alguns comerciantes temem um número mais reduzido de vendas, “por passar mais gente” naquela que é talvez a principal artéria do coração da Baixa da cidade, a Rua Ferreira Borges, enquanto outros defenderam que uma das vantagens da Praça do Comércio se prende como facto de ser “um espaço mais condicionado, no qual as pessoas não se dispersam tanto”.

PUBLICIDADE

As opiniões dividem-se quanto ao local, contudo todos os comerciantes com que o NDC contactou alertaram para a “falta de divulgação e sinalética” para alertar as pessoas para a realização e local da Feira de Artesanato Urbano.

A iniciativa, além de divulgar uma área que alcança cada vez maior expressão no atual contexto social e económico, pretende incentivar a população a práticas regulares de lazer e socialização, que se refletem no aumento da afluência de pessoas ao coração da cidade, fomentando, igualmente, uma maior dinâmica no comércio da Baixa de Coimbra, defende a autarquia.

Pode ver os vídeos dos diretos NDC com alguns dos vendedores que marcaram presença nesta Feira de Artesanato Urbano:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE