Coimbra

Federações socialistas da Região Centro reuniram em Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-06-2015

As seis estruturas distritais do PS na Região Centro fizeram este domingo um encontro de trabalho em Coimbra, no auditório do ISCAC, com o objetivo de abordar as potencialidades desta Região.

PUBLICIDADE

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De acordo com o anfitrião, Pedro Coimbra, líder do PS de Coimbra, a visão de coesão regional comporta desafios e oportunidades que acrescentam valor aos cidadãos e ao desenvolvimento do território quando enquadradas as sinergias conjuntas que promovam a descentralização, o combate às desigualdades na Região Centro, o desenvolvimento económico e o aproveitamento das potencialidades que façam da Região uma “região central”.

PUBLICIDADE

Atualmente, esta região contribui com 18,8% para o total do PIB nacional, tendo mais de 2,2 milhões de habitantes. Segundo Pedro Coimbra, uma governação socialista dará atenção a uma estratégia conjunta da região que vise promover a sua massa crítica, orientada para a sua centralidade não apenas no País como também na Península Ibérica, promovendo a costa marítima e os seus portos comerciais, reorganizando o território, observando critérios rigorosos de eleição de infraestruturas essenciais ao desenvolvimento, como o IC6, o IC7, o Porto da Figueira da Foz, a autoestrada entre Coimbra e Viseu, a linha ferroviária da Beira Alta, entre outros. Investimentos públicos que todos os intervenientes concordaram serem fundamentais e transversais para a Região, havendo necessidade de lutar por eles e de os assegurar, sendo unânime que o investimento público é importante, cria riqueza, emprego e estimula o investimento privado. 

Rui Duarte, deputado socialista, já havia reclamado durante a sessão de abertura desta convenção a necessidade de um “trabalho em rede intra-regiões”, com uma concertação real de prioridades e um novo compromisso para a coesão territorial. Pedro Nuno Santos, presidente da Federação de Aveiro abordou também alguns “clusters” regionais, como a biotecnologia, a floresta e o mar. Intervieram também António Borges (federação de Viseu), José Miguel Medeiros (federação de Leiria), Hortense Martins (federação de Castelo Branco) e António Carlos Santos (federação da Guarda), com moderação de Eduardo Barata (Universidade de Coimbra).

PUBLICIDADE

publicidade

O segundo painel foi dedicado à Ciência, Investigação, Inovação e Financiamento, contando com professores e dirigentes do ensino superior, como Anselmo Castro (Universidade de Aveiro), José Ramos Pires Manso (Universidade da Beira Interior), Rui Pedrosa (Instituto Politécnico de Leiria), Rui Antunes (presidente do Instituto Politécnico de Coimbra), Luís Pinto de Andrade (Instituto Politécnico de Castelo Branco), Álvaro Bonito (Instituto Politécnico de Viseu), com moderação de Pedro Vieira Alberto (Universidade de Coimbra). A sessão foi encerrada pelo presidente da Federação de Coimbra e pela dirigente nacional do PS Maria da Luz Rosinha, em representação do Secretário Geral, António Costa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE