Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

 Federação de Futebol entrega a famílias casas ardidas em 2017

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-05-2018

 Uma família de Oliveira do Hospital recebeu hoje a casa onde vivia antes dos incêndios de 2017, uma das 12 habitações reconstruídas na região Centro pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

PUBLICIDADE

Foto Facebook José Carlos Alexandrino

Num ato simbólico que contou com a presença do presidente da Federação, Fernando Gomes, Maria de Lurdes Nunes agradeceu o empenho da FPF e seus dirigentes, para que o agregado familiar, constituído por oito pessoas incluindo crianças, pudesse voltar a habitar a Quinta do Outeiro, no Pinheirinho, freguesia Lourosa.

A casa foi “completamente destruída” pelo fogo, no dia 15 de outubro do ano passado, afirmou aos jornalistas a moradora, que se emocionou várias vezes enquanto Fernando Gomes recordava a campanha de solidariedade para com as vítimas dos incêndios promovida pela instituição a que preside.

PUBLICIDADE

publicidade

Fernando Gomes salientou que os jogos de futebol e outras iniciativas organizadas pela FPF, a partir de novembro, permitiram reunir mais de 700 mil euros para reconstruir 12 casas em diversos municípios, afetados pelos fogos de junho e outubro de 2017.

Com um investimento de 100 mil euros, foi erguida na prática uma moradia de raiz, já que a primitiva ficou irremediavelmente danificada.

PUBLICIDADE

Fernando Gomes congratulou-se com a realização das obras, confiadas a um empreiteiro de Viseu, mas ainda por concluir, que “tornaram possível uma vida melhor” a esta família.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol explicou que se trata de “uma casa digna para poderem viver”, um casal jovem, quatro filhos e dois idosos.

A entrega desta e de outras habitações reconstruídas coincide, segundo o dirigente, com “um sentimento amargo” dos portugueses e da vontade “para que não voltem a acontecer” tragédias humanas como as do ano passado, devido aos incêndios florestais.

Esta família “não tinha seguro e muito dificilmente tinha possibilidade” de reabilitar a residência por meios próprios.

“Estávamos longe de pensar” que tal seria possível, confirmou Maria de Lurdes Nunes aos jornalistas.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, congratulou-se pelo facto destes “problemas” de realojamento causados pelo fogo estarem “a ser resolvidos”.

De um total de 12 casas, a FPF entrega hoje simbolicamente cinco aos moradores, em concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra e Castelo Branco: Mortágua (1), Oliveira do Hospital, (1), Sertã (1) e Oleiros (2).

Três casas já estavam na posse das vítimas dos fogos, ficando ainda quatro por entregar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com