Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Federação de Campismo e Montanhismo considera ilegal prova de escalada em Soure

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-04-2019

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) considerou hoje ilegal a realização de uma prova de escalada em Soure, no distrito de Coimbra, designada por Taça da Europa de Escalada de Bloco para escalões jovens.

PUBLICIDADE

Em comunicado, aquela entidade refere que a prova, a decorrer neste fim de semana, organizada pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, é “uma ilegalidade e uma usurpação das competências da FCMP, única federação desportiva autorizada a organizar ou homologar provas de escalada em território nacional”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este evento é organizado por uma instituição que se autodenomina Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, título enganador e ilegal que está, neste momento, a ser alvo de uma ação judicial por se apropriar nominalmente de uma modalidade que, sublinhamos, é exclusivamente tutelada pela FCMP no nosso país”, refere a nota.

Organizado pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, em parceria com o Núcleo de Escalada de Soure, o evento reunirá “mais de 250 jovens atletas de 20 países”, disse na quinta-feira à agência Lusa Bruno Gaspar, técnico da Federação.

PUBLICIDADE

A competição, integrada no calendário da IFSC (International Federation of Sport Climbing), é a primeira das três provas que contam para a edição deste ano da Taça da Europa, que também se disputa na Áustria e na Bulgária, onde termina no dia 25 de maio.

Contando com a participação de “alguns dos atletas que vão estar presentes em Tóquio 2020, edição de estreia da escalada em Jogos Olímpicos”, a prova, com entrada livre, decorre no Pavilhão Encosta do Sol, em Soure, entre as 07:30 e as 19:40 de sábado, e a partir das 08:00 de domingo, estando agendada para as 16:00 deste dia a cerimónia de encerramento.

Soure é o único local do país onde se têm realizado provas do Campeonato da Europa de Escalada de Bloco para Jovens, o que representa “um reconhecimento das organizações internacionais da excelência das instalações e da organização das anteriores edições”, e concentra no concelho “centenas de desportistas, técnicos, árbitros e fãs deste desporto”, sustentam os promotores do evento.

“Lamentamos que este tipo de iniciativa tenha o patrocínio da autarquia local e que sejam os seus meios, pagos pelo erário público, a promover um evento que é, para todos os efeitos, ilegal”, conclui FCMP.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com