Faltam 270 dias para a abertura da Via Central

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-08-2017

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinou hoje o auto de consignação da empreitada “Via Central – Nova Mobilidade na Baixa-Espaço Público Av.ª Fernão De Magalhães/Rua Da Sofia – 1.º Troço”.

PUBLICIDADE

via central 2

A obra fica assim entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., como deliberado na reunião da CMC de 20 de março último, depois de esta empresa ter vencido o concurso público lançado em novembro de 2016.

PUBLICIDADE

publicidade

via central (2)

O valor da empreitada é de 627.055,13 euros (c/IVA) ea construtora dispõe agora de um prazo de 270 dias para a concretizar. A cerimónia contou com a presença do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

PUBLICIDADE

O projeto da Via Central foi aprovado na reunião da CMC de 29 de fevereiro de 2016, seguindo-se a assinatura do protocolo com a Metro-Mondego S.A., a 24 de outubro de 2016, e o lançamento do procedimento de concurso público, aprovado a 7 de novembro de 2016, na reunião do executivo camarário.Depois de aprovada a adjudicação da empreitada procedeu-se à assinatura de contrato entre o Município e a empresa, a 8 de junho de 2017, sendo que o visto do Tribunal de Contas foi emitido a 10 de julho de 2017.via central

Este primeiro troço da Via Central, no “coração” da Baixa da cidade, parte da Av. Fernão Magalhães, na direção da Rua da Sofia, e garante a execução da maior parte desta via – 223 metros, num total de 255. A Via Central inclui, além das infraestruturas viárias e arranjos de espaços exteriores, infraestruturas de abastecimento de água, saneamento, eletricidade, iluminação pública, telecomunicações e fornecimento de gás.

via central

Recorde-se que o projeto da Via Central, que coincide com o canal de passagem do sistema metrobus na Baixa de Coimbra, contempla a futura instalação deste, criando condições facilitadoras à sua construção e diminuindo-lhe os respetivos custos.

via central

Além do aumento da mobilidade no centro da cidade, a abertura da Via Central irá eliminar uma área de degradação urbana, contribuindo para a melhoria e requalificação de um espaço vasto, integrado na zona de proteção do bem classificadopela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. A via terá uma largura de cinco metros, suficiente para permitir a circulação rodoviária e com espaço adicional para cargas e descargas, ladeada por zonas pedonais. O piso será revestido com cubo de granito, inclusive na zona da Loja do Cidadão – onde hoje existe betuminoso -, e as áreas pedonais com calçadinha de vidraço.

Esta empreitada faz parte de um conjunto de obras a candidatar à fase 2 do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

Veja o que aconteceu durante a cerimómia:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE