Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Falha informática “bloqueia” Centros de Saúde do Baixo Mondego

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-04-2018

 

PUBLICIDADE

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) condena a “lamentável” falha do sistema informático no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, no qual estão inscritos mais de 350 mil utentes. Esta falha, reportada aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde na sexta-feira (6 abril), ainda não foi resolvida e “está a provocar o caos no atendimento aos utentes”.

Imagem figurativa

Imagem figurativa

“É incompreensível o sistema estar parasdo durante quatro dias, sem que tenha havido capacidade de intervenção durante o fim-de-semana. O impacto sobre os doentes tem sido gravíssimo, tendo em conta que muitos deles não conseguiram ter acesso ao receituário. Por outro lado, devido à inoperacionalidade do sistema informático e a consequente impossibilidade de acesso aos dados clínicos, alguns doentes foram encaminhados para as urgências hospitalares”, denuncia o presidente da SRCOM.

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Cortes acrescenta ainda que “neste momento não existe qualquer possibilidade de registo das informações administrativas e clínicas, provocando o caos nos serviços”.

Recorde-se que o ACeS do Baixo Mondego abrange os concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e Soure (no distrito de Coimbra), bem como os concelhos da Mealhada (Aveiro) e de Mortágua (Viseu). Ao todo, o ACeS do Baixo Mondego integra 15 centros de saúde.

PUBLICIDADE

Actualização 1:

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos informa que a situação está já normalizada.

Actualização 2:

Segundo a ARSC, o sistema esteve inoperacional desde as 18h45 de sexta-feira até às 11h20 de hoje. Tratou-se de uma avaria  no servidor da ARSC, decorrente da intempérie.

A ARSC diz não ter conhecimento de reclamações quer dos profissionais de saúde quer de utentes que, devido a esse contratempo,  tivessem ficado sem consulta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com