Coimbra

Faleceu Bispo Emérito de Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 28-06-2013

É com pesar que a Diocese de Coimbra comunica o falecimento do Senhor D. João Alves, Bispo emérito de Coimbra. D. João faleceu esta manhã, pelas 8:00, nos Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O seu funeral será amanhã, Solenidade de São Pedro e São Paulo, na Sé Catedral de Coimbra, pelas 11:00. O Féretro será sepultado no Jazigo dos Bispos de Coimbra, no Cemitério da Conchada, em Coimbra.

PUBLICIDADE

D. João Alves, nasceu a 13 de dezembro de 1925, na paróquia de São Salvador, concelho de Torres Novas, distrito de Santarém. Frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, onde foi ordenação presbítero, a 29 de junho de 1951, na Sé Patriarcal de Lisboa. Tendo sido ordenado, assumiu as funções de prefeito e professor no Seminário de Almada, de que foi posteriormente Reitor.

Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , onde obteve a licenciatura em Filosofia. Em 1966, foi nomeado Cónego da Sé Patriarcal de Lisboa. Quando em 1966 o Patriarcado de Lisboa foi dividido em três Zonas Pastorais, foi nomeado Vigário Episcopal para a Zona Pastoral de Setúbal, tendo vindo a preparar a formação da nova diocese.

PUBLICIDADE

A 8 de Setembro de 1975, foi nomeado Bispo Auxiliar de Coimbra e titular de Scala, tendo sido ordenado a 11 de novembro, na Sé de Lisboa. À ordenação episcopal presidiu o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, tendo como bispos ordenantes D. João Saraiva, Bispo de Coimbra e D. Manuel Falcão, Bispo de Beja.

Entrou na Sé de Coimbra, em 30 de Novembro de 1975. Desde a morte do Senhor D. João Saraiva, em 3 de Abril de 1976, governou a Diocese como Vigário Capitular; tendo sido nomeado Bispo Diocesano de Coimbra, pelo Papa Paulo VI, tomou posse a 8 de setembro de 1976. Em 7 de Fevereiro de 1984, foi nomeado pelo Papa Joao Paulo II membro da Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares. Foi Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, nos triénios 1993-1995 e 1997-1999. Em 1999 foi nomeado Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais. Após completar os 75 anos e tendo pedido resignação ao Santo Padre, passou a bispo emérito de Coimbra, sendo sucedido a 24 de março de 2001, pelo bispo coadjutor de Coimbra, D. Albino Cleto.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante os anos que foi bispo emérito de Coimbra, residiu em Fátima, publicando muitos artigos de opinião acerca da vida da Igreja e da sociedade; orientando muitos retiros e encontros de formação, dentro e fora da Diocese. Fez também parte da Comissão Paritária de regulamentação da Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português.

Nos últimos anos, marcados pela doença e pelo sofrimento, residiu na Casa Episcopal de Coimbra e, ultimamente, na Casa do Clero de Coimbra. Faleceu esta manhã, no CHUC, informa uma nota da Diocese de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE