Coimbra

Fados From Coimbra dia 17 no Pavilhão Centro Portugal

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 15-10-2015

Antecipando a celebração da efeméride dos 50 anos da edição do LP Fados From Coimbra – Coimbra Quartet, um dos mais notáveis discos de música coimbrã, a Orquestra Clássica do Centro promoveu um Café-Concerto, na sua sede no Pavilhão de Portugal.

PUBLICIDADE

[flagallery gid=177 name=Gallery]

O evento decorreu na noite de 14 deoutubro e contou com a moderação de Emília Martins e a participação de José Miguel Baptista, Adamo Caetano e Fernando Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

Os intervenientes tiveram oportunidade de conversarem sobre algumas das curiosidades sobre os membros do quarteto e a gravação do disco nos estúdios Philips, na Holanda.

O sim ou não a uma maior profissionalização e comercialização da Canção de Coimbra, a forma como ela é apresentada actualmente e a opção entre uma postura clássica ou modernas foram outros dos assuntos abordados na tertúlia.

PUBLICIDADE

A celebração das 5 décadas de Fados From Coimbra, do Coimbra Quartet, que era constituído por Eduardo Melo, Ernesto Melo, Durval Moreirinhas e José Miguel Baptista, está marcada para o dia 17 de outubro, pelas 21:30, no Pavilhão Centro de Portugal.

Com coordenação de José Miguel Baptista, Jorge Cravo e Fernando Marques, o evento Fados From Coimbra conta com a participação de 2 dezenas de cantores, músicos e outros protagonistas de Coimbra.

PROGRAMA

Efeméride dos 50 anos da gravação do disco “ Fados from Coimbra – Coimbra Quartet “

(Eduardo Melo e Ernesto Melo, Durval Moreirinhas e José Miguel Baptista)

Gravado nos estudos da Philips | Holanda 1965

“O registo fonográfico em causa pode ser considerado uma obra prima da década de 1960 em termos de performance vocal e instrumentística e de qualidade dos conteúdos (textos, harmonizações, sonoridade, experimentação”. António Manuel Nunes |Cinquentenário do LP Fados from Coimbra

Coordenação: José Miguel Baptista, Jorge Cravo, Amadeu Caetano e Fernando Marques

Apresentação: Armando Braga da Cruz | Oradores : António Manuel Nunes , José Miguel Baptista, Jorge Cravo, Armando Luís Carvalho Homem

Outros Convidados: Rui Pato, Humberto Matias, António Ralha, Eduardo Aroso, António Andias, José Manuel Beato e Fernando Marques

Músicos: Vozes: Luís Alcoforado, José Miguel Baptista, Fernando Gomes Alves, Jorge Machado, Rui Pimenta, José Manuel Beato e Jorge Cravo

Guitarras de Coimbra : Fernando Marques, Pedro Paredes, José Rabaça, Álvaro Aroso e José Paulo

Violas: Adamo Caetano, Paulo Larguesa, Manuel João Vaz, Carlos Costa, José Carlos Teixeira e Luís Carlos Santos

Os Encontros Internacionais de Guitarra procuram a promoção da guitarra enquanto instrumento solítisco individual e de orquestra.

O destaque deste ano vai para a Canção de Coimbra, bem como para a presença da música de Cabo Verde e Moçambique.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE