Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Fado de Coimbra está hoje a votos nas 7 Maravilhas da Cultura Popular. Pode votar 760 207 788

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-08-2020

“O Fado de Coimbra é um dos pilares imateriais que contribuiu para o reconhecimento de Coimbra como Património da Humanidade [pela UNESCO], disse hoje em direto na RTP a vereadora da Cultura, Carina Gomes, na semifinal do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Também Daniel Azenha, presidente da AAC, apelo ao voto no número 760 207 788, recorrendo à cabula escrita na mão da vereadora da cultura, facto destacado pelo apresentador, José Carlos Malato.

PUBLICIDADE

O Fado de Coimbra foi o vencedor distrital no apuramento transmitido a partir de Góis e precisa do seu voto para chegar à finalíssima e ser eleito uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Para votar ligue durante a tarde de hoje para o telefone 760 207 788 (custo da chamada é de 0,60€ mais IVA).

PUBLICIDADE

publicidade

Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular. A Gala da Declaração Oficial, realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP 1 e Internacional, em horário nobre.

O Fado de Coimbra, ou Canção Popular de Coimbra, é um género musical performativo, com origem popular e local, enraizado no folclore da cidade, que inspirou os estudantes da Universidade, tendo na Serenata a sua expressão de divulgação mais genuína e erudita.

PUBLICIDADE

Era o povo de Coimbra e, nomeadamente, os habitantes da velha Alta da cidade, que melhor divulgaram e transmitiram às várias gerações de académicos este modelo musical. Mais tarde, vários cultores académicos projetaram o Fado de Coimbra para outro nível, tais como António Menano, Edmundo de Bettencourt, Luiz Goes, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

Já mais recentemente, em junho de 2013, a UNESCO reconheceu a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património da Humanidade, sendo o Fado de Coimbra um dos quatro pilares imateriais que contribuiu para essa distinção mundial.

Recorde aqui em video a serenata que os estudantes de Coimbra fizeram ao Notícias de Coimbra no dia da eleição como vencedor distrital e passagem à seminifinal,  que decorreu a 22 de julho, em Góis.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com