Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Fado de Coimbra e Rainha Santa são pre-finalistas das 7 Maravilhas da Cultura popular

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-06-2020

O Fado de Coimbra e a Procissão da Rainha Santa Isabel são as tradições pré-finalistas às sete maravilhas da cultura popular a que se junta a tecelagem de Almalaguês, no concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

As colheres de pau de Arganil e a arte em Pedra de Ançã, em Cantanhede, são as restantes candidaturas na componente de artesanato no distrito.

PUBLICIDADE

publicidade

Na categoria Rituais de Costumes, estão a concurso a Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis e os Verbos dos Arguinas, de Oliveira do Hospital, completam  a lista das sete candidaturas do distrito.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal divulga que recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular. O painel de especialistas é composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, e elegeu sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, a transmitir na RTP a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.

PUBLICIDADE

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto. A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular no horário nobre da RTP.

A organização recorda que, para além da apresentação das próximas fases do concurso e da lista de 140 finalistas regionais, temos vindo a trabalhar numa ideia que permite aos portugueses conhecerem mais a fundo o nosso país, que como se sabe, faz-se de inesgotáveis maravilhas. Este é o momento indicado para lançarmos o País das Maravilhas, esperando que todos os vencedores e participantes nas 7 Maravilhas desde 2007 possam beneficiar de uma promoção acrescida das suas maravilhas e dos seus territórios, levando mais gente a todos os cantos de Portugal, palavras de Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “a RTP1 volta a associar-se às 7 Maravilhas® para uma nova viagem televisiva pelo país, pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região. No ano passado, com a competição centrada nos Doces de Portugal, conseguimos uma mobilização nacional popular excecional; este ano, a ambição é repetir o envolvimento dos portugueses em volta de elementos centrais da nossa identidade coletiva. É uma operação anual da RTP1 que envolve meios humanos e técnicos consideráveis, justificada pela oportunidade e pela enorme importância de revelar eventos e tradições, descobrir narrativas ou divulgar atividades singulares que fazem a diferença, de norte a sul, do mar à fronteira, da Madeira aos Açores”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com