Coimbra

Fado ao Centro lança projeto de recuperação da viola Toeira de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 01-08-2018

 A escola de música Fado ao Centro lançou um projeto de recuperação e divulgação da viola Toeira, instrumento do século XIX que servia de apoio às serenatas dos estudantes e ao fado de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Integrado na escola de música do Fado ao Centro, decorre um curso de construção de réplicas dos originais que chegaram aos nossos dias, com aulas de execução e ensaios do repertório da época”, disse à agência Lusa Eduardo Loio, dirigente da Fado ao Centro, associação cultural e artística que apresenta espetáculos diários de fado de Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto de recuperação da viola Toeira tem o apoio do Inatel e da Câmara Municipal de Coimbra, que cede as instalações da oficina de construção e recuperação de instrumentos musicais, situada junto ao arco da Almedina, em pleno centro histórico de Coimbra.

“Em Coimbra, o fado era tão antigo como em Lisboa. No entanto, adaptou-se à característica especial Coimbrã de música com variações ou cantada em estilo amoroso e serenil. Até por volta de 1860, o fado fora tocado na viola de arame (viola toeira). Esta, que séculos atrás havia sido um instrumento nacional popular, teve em Coimbra a sua sede de eleição”, escreve o historiador Armando Simões no volume “A Guitarra: Bosquejo Histórico”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na oficina da Fado ao Centro há já 15 alunos a construir de raiz réplicas daquele instrumento de Coimbra, usado por estudantes nas tradicionais serenatas e noites de fado. Com cordas duplas e triplas, a Toeira acabou substituída pela tradicional guitarra portuguesa, bem mais fácil de afinar.

“A viola de Coimbra, também conhecida como ‘banza’ quando tocada pelos estudantes e ‘farrusca’ pelo povo, foi usada nas ruas de Coimbra para acompanhar a voz nas canções de cortejamento até meados do século XIX, sendo depois substituída pela guitarra de Coimbra por uma questão técnica”, explica Loio, que supervisiona a construção de 15 violas toeiras.

A construção dos instrumentos é parcialmente subsidiada pela Fado ao Centro, que fornece espaço, materiais e orientação técnica e artística. “Fazemos réplicas de época, mas com adaptações à modernidade dos instrumentos do século XXI”, resume Loio.

O professor da Fado ao Centro salienta também o lado lúdico da construção destes instrumentos. “As atividades artesanais acabam por funcionar como terapia ocupacional. As pessoas envolvem-se e pesquisam dados históricos e técnicos”, diz Eduardo Loio, salientando que a oficina acolhe pessoas com as mais diversas profissões, mas sobretudo alunos e professores das instituições de ensino superior de Coimbra.

Em paralelo, a Fado ao Centro desenvolve também um projeto de recuperação de partituras originais do século XIX destinadas a serem tocadas em viola Toeira e está a preparar com um historiador de Coimbra um livro dedicado à história do instrumento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE