Coimbra

Faculdade de Economia de Coimbra assinala 47 anos com sessão aberta à comunidade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-11-2019

É de portas abertas que a Faculdade de Economia, no dia 2 de dezembro, comemora o seu 47º aniversário.

PUBLICIDADE

A efeméride será celebrada, de acordo com uma prática que se foi instituindo ao longo dos últimos anos, em cerimónia que, a partir das 14:00, convoca a comunidade universitária, as famílias dos estudantes, a comunidade local em geral.

O dia da FEUC assinala o caminho de crescimento e fortalecimento que a faculdade tem vindo a percorrer, hoje traduzido numa extensa e muito qualificada oferta formativa, na crescente internacionalização das suas atividades e no reforço da sua capacidade de investigação científica.

PUBLICIDADE

Para além de dar conhecer este percurso e as suas realizações mais recentes, o ato é também um momento de divulgação ao público dos exemplos mais destacados da excelência do trabalho desenvolvido por docentes e estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A sessão será aberta com uma intervenção da Diretora da Faculdade,  Teresa Pedroso de Lima, que será seguida de uma apresentação por parte dos Núcleos de Estudantes da FEUC.

PUBLICIDADE

Um dos momentos de relevo será a apresentação do Centro de Excelência Jean Monnet, atribuído à Universidade de Coimbra. O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet criados pela Comissão Europeia com o objetivo de promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo. 

O Centro de Excelência da Universidade de Coimbra tem como pano de fundo as relações da União Europeia com os vizinhos de Leste, sob o acrónimo PRONE – Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours. O Centro tem como Coordenadora Académica Maria Raquel Freire, da FEUC, e conta com uma equipa de 11 docentes, das Faculdades de Economia, Letras e Ciência e Tecnologia.

A sessão comemorativa culmina com uma homenagem a Joaquim Romero Magalhães para tornar mais presente a sua memória e o seu legado académico. Será apresentado um magnífico livro de sua autoria, intitulado Miunças 5, edição póstuma da Imprensa da Universidade de Coimbra. O livro reúne diversos ensaios sobre História da República e do republicanismo. A apresentação será feita pelo Professor Sérgio Campos Matos, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

De seguida, é assinado o Protocolo de doação do espólio bibliográfico de Romero Magalhães, composto por milhares de volumes que enriquecem a Biblioteca da FEUC. A doação resulta de uma generosa decisão da Família, representada pela Viúva, Drª Luísa Magalhães, e pelos Filhos, Raquel e Tiago.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE