Universidade

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra acolhe conferência internacional “Clima e Trabalho”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-04-2023

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acolhe nos dias 19 e 20 de abril a conferência internacional “Clima & trabalho: unindo diferentes mundos“, da responsabilidade do Pulitzer Center, em parceria com a Universidade de Coimbra. O evento combina uma programação presencial e virtual, contando com a presença de académicos, jornalistas, estudantes e movimentos sociais por forma a promover uma discussão interdisciplinar sobre a conexão entre alterações climáticas e os direitos laborais e a apresentar possíveis soluções para lidar com os desafios daí decorrentes

PUBLICIDADE

As alterações climáticas são um importante fator que afeta as condições de trabalho de milhões de trabalhadores em todo o mundo. Uma pesquisa recente realizada pelo Pulitzer Center mostra que, apesar desse facto, a cobertura dos meios de comunicação social não retrata cabalmente a complexidade dessas relações.

Estarão em debate tópicos como o impacto das alterações climáticas na saúde, segurança alimentar e meios de subsistência das pessoas, especialmente para trabalhadores em vários sítios do mundo cuja atividade é afetada de forma crítica pela crise climática. Por exemplo, os trabalhadores nepaleses que trabalharam nas infraestruturas para o Campeonato do Mundo de 2022 no Quatar foram afetados por acidentes e mortes relacionados com o calor extremo. Além disso, os especialistas projetam uma grave crise alimentar nos próximos anos na Índia, dado que a produção de alimentos diminuiu devido à dependência do país de técnicas de agricultura de sequeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Outra conexão importante a ser explorada é como as comunidades costeiras já são severamente impactadas pelas alterações climáticas. A subida da temperatura do mar está na origem do esgotamento dos stocks pesqueiros, levando à redução dos rendimentos e aumentando a vulnerabilidade. Nações e cidades costeiras também são afetadas pela subida do nível do mar. As mesmas estão na linha de frente quanto ao impacto de desastres naturais e catástrofes, arriscando os seus meios de subsistência e a sua cultura.

O evento fornecerá uma lente fundamental para explorar temas associados ao clima e às condições de trabalho, tais como: poder global; direitos dos trabalhadores e justiça climática; mudanças climáticas e saúde; oceanos e nações costeiras; e colonialidade climática.

PUBLICIDADE

Flora Pereira, diretora de educação internacional e divulgação do Pulitzer Center, enfatizou a importância deste evento: “Milhões de trabalhadores em todo o mundo estão sendo impactados pelas mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, vivemos em um sistema de desigualdade que afeta a mesmas pessoas com condições de trabalho injustas e inadequadas. As discussões da conferência – ao reunir jornalistas, investigadores e movimentos sociais que lidam diretamente com essas questões – ajudar-nos-ão a entender como a perda de direitos climáticos e laborais podem estar interligados e como o aumento da injustiça e a concentração de poder num mundo afeta diretamente o outro.”

José Manuel Mendes, Professor Catedrático de Sociologia da FEUC e coordenador do Observatório do Risco, considera que “a crise climática afeta as pessoas e as comunidades mais vulneráveis, diminuindo os direitos laborais e o acesso à justiça climática, afetando o exercício pleno das prerrogativas da cidadania e a solidariedade entre gerações. Sem a justiça climática e sem a cidadania climática estão em causa as bases de sobrevivência das comunidades e os princípios de uma emancipação plena”.

A conferência é uma oportunidade para promover uma discussão interdisciplinar que desafie as pontes inexploradas entre as alterações climáticas e o conhecimento sobre o trabalho. Todos(as) são bem-vindos(a) a participar presencialmente ou online nos quatro idiomas disponíveis: inglês, português, bahasa indonésio e francês.

Para mais informações sobre a Conferência Clima e Trabalho e para se inscrever para a programação presencial ou virtual, visite: https://pulitzercenter.org/climatelabor2023

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE