Coimbra

Exposição Sem Filtro une Exploratório e Águas de Coimbra em defesa da água (com videos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-12-2022

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e a Águas de Coimbra celebraram hoje um protocolo para a dinamização do Exploratório de Água – Uma exposição sem filtro, que vai estar aberta ao público durante um ano tendo sido um investimento de dois milhões de euros do Centro Ciência Viva de Coimbra.

PUBLICIDADE

Alfeu Sá Marques, presidente do conselho de administração da Águas de Coimbra,  e Paulo Trincão, diretor do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, formalizaram a colaboração entre as duas entidades no Bar d´Águas, um dos pontos da exposição interativas, que é dirigida a todas as idades. No bar vão decorrer provas de águas da região centro, algumas brincadeiras com águas minerais”,  e peincipalmente é um ponto onde as pessoas podem “encher o cantil dentro da exposição” – explicou o diretor do Centro Ciência Viva de Coimbra. 

Para Paulo Trincão a exposição tem “visões múltiplas  e cada visitante verá aquelas que têm mais interesse. De uma forma educativa lúdica e agradável as pessoas vão adquirindo conhecimento sem muitas vezes terem consciência.

PUBLICIDADE

Com as preocupações com a escassez de água, que começa a atingir severamente o país e afeta milhões de pessoas em todo o mundo, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra apresenta uma exposição que é, ao mesmo tempo, um alerta e uma oportunidade para que todos nós, miúdos e graúdos, cidadãos e entidades oficiais, educadores e investigadores, assumamos a quota parte da responsabilidade que nos cabe no uso eficiente desse bem precioso que permite a vida na Terra: a água.

Composta por 30 módulos interativos, a exposição desafia o visitante a assumir um compromisso pela água, numa apresentação em três línguas: português, inglês e espanhol. Em quatro áreas temáticas são explorados os contrastes entre a vida com e sem acesso a água, em cenários presentes e futuros.

PUBLICIDADE

publicidade

Do protocolo resulta ainda a cedência de dois técnicos das Águas de Coimbra para acompanharem a experiência dos visitantes da exposição sobre a água, que vão também apresentar as particularidades da rede de abastecimento de água e saneamento de Coimbra, presentes em alguns dos módulos da exposição.

Produção Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, Água – uma exposição sem filtro dá voz ao direito básico a água potável com a ajuda da ciência, da tecnologia e o compromisso de todos. Num registo positivo, cativante e acima de tudo consciente, convida a experimentar e a descobrir as múltiplas facetas da disponibilidade e uso deste bem essencial. A exposição surge no contexto da Década Internacional para a Ação – Água para o Desenvolvimento Sustentável e enquadra-se no Objetivo 6 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: água e saneamento para todos até 2030.

Veja os vídeos do Notícias de Coimbra

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE