Cidade

Exposição que reflete sobre o abandono do Ramal da Lousã é inaugurada em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-04-2019

O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra inaugura na sexta-feira a exposição “Land.Fill”, com uma escultura de Gabriela Albergaria criada a partir do lixo deixado no Ramal da Lousã, “uma linha sem comboio”.

PUBLICIDADE

Uma imagem do passado

“A negligência cíclica por parte das autoridades responsáveis por este projeto falido cai no tempo e deixa as suas cicatrizes no espaço e na vida dos habitantes. Deste percurso ferroviário, resta uma linha sem comboio, que se percorre a pé. Um percurso vazio onde ficam os despojos do tempo e se amontoam as memórias perdidas, que deixam o seu rasto pela linha”, salientam os alunos do mestrado de Estudos Curatoriais do Colégio das Artes, que convidaram a artista Gabriela Albergaria para criar “Land.Fill”.

Movidos pelo “sucessivo abandono da linha do metro do Ramal da Lousã”, os alunos optaram por escolher esta artista face à sua própria reflexão “acerca da relação entre as sociedades humanas e o meio envolvente”.

PUBLICIDADE

Para a criação da exposição, os alunos recolheram materiais, ao longo da linha que ligava Lousã a Coimbra, com essa recolha a ser documentada através de vídeos e fotografias que serão exibidas em conjunto com a escultura, explicou à agência Lusa a docente do mestrado Ana Rito.

Do material recolhido, encontram-se “desde objetos de uso diário, como luvas de borracha, ou baldes, até pedaços de madeira e restos de obras, com a linha a parecer que ficou quase como zona de entulho”, afirma, considerando que o processo foi “um pouco uma descoberta arqueológica do que se encontra no espaço”, numa mistura de dimensões entre “a presença humana e o que se vai acumulando pela natureza”.

PUBLICIDADE

publicidade

A peça, que ocupa uma área de cinco por quatro metros na sala do Laboratório de Curadoria, foi sendo montada a partir do material recolhido, que foi encaixado “como se fosse um puzzle”, afirmou a artista Gabriela Albergaria, aclarando que a escultura tem pouca altura, quase parecendo “um tapete”.

Face à existência de uma antiga fábrica de cerâmica no percurso da linha, todos os materiais utilizados na escultura foram mergulhados em barbotina da região (uma espécie de barro líquido), informou.

O nome da exposição – “Land.Fill” – remete para os aterros sanitários, uma “solução perigosa que se encontrou para se esconder o lixo”, com a escultura também a procurar refletir sobre as questões ambientais e a reutilização dos materiais, quando a linha do ramal parece ser “um depósito de lixo”, sublinhou a artista.

Numa sala adjacente à da escultura, será exibido o filme realizado pelos alunos e um livro feito à mão com as fotografias e a explicação do processo por parte dos estudantes deste mestrado, acrescentou, realçando que todo o trabalho em torno da exposição foi um processo conjunto e colaborativo com os alunos do mestrado.

A exposição, com entrada gratuita, é inaugurada às 18:00, na sexta-feira, estando patente até 09 de maio. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 14:00 e as 18:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE