Economia

EXPOFACIC promete o melhor programa de sempre.Veja aqui a chuva de estrelas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-02-2015

O grupo brasileiro Natiruts, Xutos & Pontapés, Mariza, Tony Carreira, Anselmo Ralph, Buraka Som Sistema, Dama e Miguel Araújo são alguns dos nomes confirmados para o grande programa de espetáculos da 25.ª Expofacic, entre 23 de julho e 2 de agosto.

PUBLICIDADE

unnamed (40)

No ano em que o evento celebra as bodas de prata, a comissão organizadora garante que pelo palco do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus vai passar o melhor cartaz de sempre, uma avaliação que pode ser desde já avançada porque a formalização da generalidade dos contratos está em vias de ser concluída, incluindo o de uma das bandas de maior sucesso do panorama da música internacional.

PUBLICIDADE

O nome será revelado em breve, logo que estejam resolvidos pequenos detalhes da contratação, o que permite perspetivar de novo Cantanhede no roteiro dos maiores acontecimentos musicais do país.

PUBLICIDADE

publicidade

Entretanto, na agenda dos espetáculos está já inscrita para 30 de julho (quinta-feira) a atuação de Natiruts, banda que é considerada um dos maiores expoentes da música reggae da atualidade e um dos principais embaixadores da música brasileira por todo o mundo. A notoriedade e o êxito de composições suas como Me Namora, Quero Ser Feliz Também e Você Me Encantou Demais é patente não apenas na venda de discos, mas também nos palcos de vários continentes, da Argentina aos EUA, da Austrália, e Nova Zelândia a Espanha, Itália, França e Portugal, onde brilharam no Coliseu do Porto e em grandes festivais como o Marés Vivas, Mestiço (Casa da Música), Sudoeste, Sumol e Sagres Surf Fest, entre outros.

Mas antes disso, logo no dia inaugural, a 23 de julho (quinta-feira), aguarda-se uma noite especialmente vibrante com os ritmos frenéticos dos Buraka Som Sistema, grupo que se iniciou com experiências de música eletrónica e que alcançou amplo reconhecimento nacional e internacional com digressões pela Europa, EUA e Japão. Agendado para essa noite está também o espetáculo dos DAMA, a mais recente revelação da moderna música portuguesa, que tem alcançado assinalável notoriedade depois do sucesso que foi a sua atuação na abertura do concerto dos One Direction, no Estádio do Dragão, em julho do ano passado. Tendo Francisco Pereira (Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho como núcleo central, a destaca-se pelas suas canções envolventes e pela empatia que cria com o público com a sua energia contagiante.

Não menos contagiante será o concerto de Anselmo Ralph, que regressa à Expofacic em 24 de julho, um ano depois de ter arrebatado o público com uma atuação absolutamente memorável. Autor dos estrondosos sucessos, o popular cantor irrompeu no panorama da música portuguesa com lugares cimeiros no Top Álbuns e no Top Artistas do Music Box, na tabela do iTunes e no Top da RFM, aguardando-se uma enchente idêntica às registadas em todos os seus espetáculos.

Em 31 de julho é a vez de subir ao palco o popular músico portuense Miguel Araújo, também um regresso, mas desta vez a solo, depois de ter estado na edição de 2013 com os Azeitonas. O autor de Os Maridos das Outras traz a Cantanhede um espetáculo com os seus maiores êxitos e temas dos dois álbuns que já editou, tendo como suporte uma banda formada por músicos muito experientes.

Finalmente,  como NDC avanço em primeira mão, para a noite de encerramento da Expofacic (2 de agosto) está reservado um clássico que é já uma tradição. Como habitualmente, os Xutos & Pontapés fecham o certame a celebrar 36 anos de carreira com a mesma energia de sempre. O público sabe que de Zé Pedro, Tim, Kalú, Gui e João Cabeleira só é possível esperar o mais puro e genuíno rock que está na base de tão assinalável longevidade, o que de resto explica as surpreendentes assistências dos seus concertos na Expofacic.

Recordamos que a organização não divulgou, mas Notícias de Coimbra sabe que  Tony Carreira actua no dia 26 de julho, um domingo e Mariza sobe ao palco no dia 29 de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE