EXPOFACIC mostra como se faz em Cantanhede a maior festa de Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-07-2017

A “bem oleada máquina” que organiza a EXPOFACIC convidou a comunicação social para mostrar que está quase tudo pronto para o certame que começa na próxima semana.

PUBLICIDADE

20170720_122359

Patrocínio Alves, “o senhor EXPOFACIC”, em grande forma, comandou o pelotão de jornalistas, autarcas (onde se destaca a presença do Presidente João Moura e dos Vereadores Helena Oliveira e Pedro Cardoso) e técnicos da Câmara Municipal de Cantanhede e da empresa municipal INOVA.

PUBLICIDADE

expofacic 2

A “romaria”,  que se se repete todos os “santos anos”, incluiu uma “vistoria” ao recinto, a revelação daqueles segredos que os jornalistas gostam de saber e o já mítico almoço de leitão, bem servido, como manda a tradição bairradina e gandaresa, pela tasquinha dos Serviços Sociais do Município.

PUBLICIDADE

publicidade

Claro que “ainda falta fazer uma coisa ou outra”, mas está tudo controlado para receber os milhares de visitantes.

Veja o vídeo do directo NDC:

 

Como sempre, há muitos pontos de interesse para o público. Pode contar com uma área comercial com mais de 500 expositores, exposições culturais e lúdicas, espaços infantis, uma área de tasquinhas dinamizadas pelas associações do concelho e um cartaz de concertos com artistas nacionais e internacionais para todos os gostos.

Esta 27.ª edição da EXPOFACIC oferece uma nova zona de lazer e “street food”: o Espaço Lounge. Situado junto ao Palco Principal, os visitantes vão encontrar uma zona relvada, de estar e lazer, com mobiliário urbano, onde os visitantes vão poder descontrair e descansar um bocadinho, a par de uma zona de entretenimento e uma “street food”: várias marcas conhecidas de alimentação e petiscos vão estar presentes com “roulottes”, onde podemos encontrar um pouco de tudo.

20170720_123652

A EXPOFACIC também vai surpreender os visitantes com exposições para todos os gostos. Desde réplicas em Lego a viagens“científicas” para os mais pequenos, animais e plantas exóticas de lugares distantes, a representações culturais tão nossas, como as peças características de Bordallo Pinheiro, os lenços de namorados de Viana ou a arte de tecelagem do linho.

LEGO

Para os mais pequenos – e também muitos apreciadores adultos  – , a exposição Arte em Peças vai encher um espaço de 1500 metros quadrados com construções em LEGO. Vão estar expostas várias esculturas e construções que impressionam pelo detalhe e minúcia. Os visitantes vão poder também experimentar e criar as suas próprias construções.

expofacic 1

Fruto de uma parceria com o Exploratório, Centro de Ciência Viva em Coimbra, surge o Espaço Ciência (Com a cabeça na Lua), que hoje foi apresentado pelo director Paulo Trincão.

Com o objetivo de fazer chegar a ciência a todos os públicos e gostos, os visitantes vão entrar num labirinto que termina numa representação gigante da lua, ver “Morcegos às claras”, explorando o mundo destes surpreendentes mamíferos noturnos, brincar com “Jogos de luz e cor”, admirar uma exposição de “Astrofotografia” com imagens de grande beleza e qualidade e até podem ver uma “pedra que veio da lua”

zé povinho

O património cultural português vai estar em destaque nesta EXPOFACIC. A exposição Bordallo Pinheiro (criador da icónica imagem do Zé Povinho), com a colaboração do grupo Visabeira, apresenta uma exposição de louças e faianças da Fábrica Bordallo-Pinheiro, algumas, fruto de colaborações com artistas contemporâneos de renome internacional como, por exemplo, Joana Vasconcelos.

linho

Numa parceria com o Município de Vila Verde, a exposição Namorar Portugal conta com a presença de artesãos e promotores de vários setores, que se inspiraram nas mensagens de amor dos Lenços de Namorados, adaptando-os a novos produtos,marcados pela criatividade e inovação.

Junto a este espaço, os visitantes vão encontrar a exposição Ciclo do Linho, quedá a conhecer as principais etapas que vão desde o nascimento até ao produto final, que é ofino pano de linho.

Mas ainda há mais para ver: a exposição de Peixes e Plantas Aquáticos apresenta aquários representativos da fauna e flora aquática de todo o mundo, representativos de vários ecossistemas, e um lago artificial transformado em um jardim aquático com plantas aquáticas.

800 (1)

Como já vem sendo hábito, um grande momento deste certame que é a Noite Branca. No sábado, 5 de agosto, o recinto veste-se de branco para recolher fundos que vão reverter para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Os visitantes podem adquirir camisolas brancas a 2 euros, patrocinadas pela Sagres, Licor Beirão e Turismo do Centro, sendo o valor final entregue a esta associação.

Vai ser uma noite muito especial, com a decoração de vários elementos sempre em tons de branco – “humanframes” nas várias entradas, árvores revestidas a tecido branco, bandas e animadores de rua, malabaristas e bailarinas, e que tem início com a transmissão em direto da final da Super Taça Cândido Oliveira nos seis écrans distribuídos pelo recinto, sendo que, durante o jogo, a cerveja será vendida a metade do preço nos vários quiosques.

Nessa noite branca, os concertos começam meia hora depois do fim do jogo da supertaça, quando sobem ao Palco Principal C4 Pedro e Matias Damásio, enquanto que no Palco Sagres a animação fica a cargo de RIOT e Lzrd&dBMatter.

expofacic 3

O programa musical inclui propostas imperdíveis como UB40, Richie Campbell,  Dengaz,  Virgul, Jimmy P,  Kura, Tony Carreira, D.A.M.A, Karetus, Diogo Piçarra, Cuca Roseta, Mariza, Áurea, Agir,  Diego Miranda , Matias Damásio, C4 Pedro,  Xutos & Pontapés ou Brigada Vitor Jara.

 

Tony

CARTAZ DE CONCERTOS

DATA PALCO PRINCIPAL PALCO SAGRES
27 julho Richie Campbell, Dengaz Magazino
28 julho Kura, Jimmy P, Virgul Menaka
29 julho God Save the Queen,Redfoo& The Party Rock Crew Francisco Cunha
30 julho Tony Carreira, Somos Portugal (TVI) Sara Santini
31 julho D.A.M.A., Karetus Menasso
1 agosto Diogo Piçarra, Salvador Sobral KEVU
2 agosto Mariza, Cuca Roseta Diana Oliveira
3 agosto UB40 feat. Ali Campbell, Astro & MickeyNaughty Boy Rodrigo Vieira
4 agosto Agir, Áurea, Diego Miranda Steven Rod
5 agosto C4 Pedro, Matias Damásio RIOT, Lzrd&dBMatter
6 agosto Xutos & Pontapés, Brigada Vitor Jara Overule

Comprar o bilhete previamente é uma opção recomendável, sobretudo pela grande afluência que os principais fatores de atratividade da EXPOFACIC deixam antever de novo, a começar pela qualidade de um cartaz de espetáculos onde pontificam grandes nomes internacionais.

15podx2

Em 2017, a EXPOFACIC vai ter mais um palco, que promete dar que dançar. É o oitavo!  Onde a partir das 20:00 pode divertir-se com Diapasão, Zé Amaro, Chave de D´ Ouro e outros grandes representantes da música popular alternativa.

Para não perder tempo em filas,  adquira o seu bilhete nos locais aderentes, como o site www.bol.pt, agências dos CTT, lojas FNAC, Worten, Sportzone e El Corte Inglês, Pousadas da juventude,  postos de turismo de Cantanhede, Coimbra e Aveiro, Lojas Intermarché de Cantanhede e Mealhada e Serviços Comerciais da Inova na Loja do Cidadão em Cantanhede.

IMG_8132

Com um orçamento global de um milhão e meio de euros, a EXPOFACIC opta por não divulgar o número de visitantes e o montante das receitas. “É auto sustentável”, garante João Moura, líder da autarquia local-

“A maior feira do pais” continua a disponibilizar o EXPOFACIC BUS, uma APP, pulseiras para os mais pequenos, estacionamento nas proximidades e campismo.

A feira, que em 2017 terá 95 500 m2, contará com a presença de mais de 500 expositores das mais variadas áreas de actividade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE