Exploratório de Coimbra quer inspirar alunos para a ciência

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-06-2017

O Exploratório/Ciência Viva de Coimbra dispõe desde hoje de um veículo automóvel para deslocar jovens investigadores a escolas para inspirarem os estudantes do ensino secundário para uma carreira ligada à investigação científica.

PUBLICIDADE

iniciacao_cientifica

Criado em 2016, o projeto, denominado Seleção Sub 30, tem vindo a ser executado, mas com limitações, pela falta de meio de transporte, situação que, a partir de hoje, é ultrapassada, pois o Exploratório passa a dispor de uma viatura ligeira de passageiros.

PUBLICIDADE

O carro é disponibilizado no âmbito de um protocolo de cooperação hoje formalizado entre a distribuidora automóvel Litocar e o Centro Ciência Viva de Coimbra.

Embora vise servir diversas atividades do Centro, o automóvel, cedido gratuitamente, em regime de aluguer, por um ano (que poderá ser renovado), vai sobretudo resolver as dificuldades de deslocação dos elementos da Seleção Sub 30, disse o diretor do Exploratório, Paulo Trincão, durante a sessão de formalização do acordo com a Litocar, na circunstância representada pelo administrador João Cardoso.

PUBLICIDADE

publicidade

Na equipa de Sub 30, “todos jogam alinhados para chegar ao objetivo final: driblar o desconhecimento, golear na ciência e conseguir a melhor marca na divulgação de ciência”.

Com o projeto, “os jovens investigadores que vestem a camisola pela ciência em Portugal” vão às escolas “inspirar as jovens camadas de estudantes do ensino secundário para uma carreira ligada à investigação científica”.

A equipa de jovens investigadores tem recebido pedidos para “atuar” em estabelecimentos de ensino sobretudo da região de Coimbra, mas também de escolas mais distantes, como Marinha Grande, Manteigas ou Santiago do Cacém, exemplifica Paulo Trincão, sublinhando que, com a nova viatura, é mais fácil responder às solicitações.

O Exploratório não dispunha, até agora, de qualquer meio de transporte, para além de um veículo de mercadorias.

Fundado há 21 anos, o Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra, que é detido maioritariamente pela Universidade de Coimbra (90%) e por outras entidades como o Instituto Politécnico e a Câmara Municipal, “bateu o recorde de visitantes em 2016”, ao receber cerca de 40 mil pessoas, adiantou Paulo Trincão.

Esse número, que o diretor do Exploratório espera seja, este ano, ultrapassado de forma significativa, deve-se, em boa medida, ao facto de agora existirem ali condições, meios e atrações que não havia antes, sublinha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE