Exploratório de Coimbra com crescimento de 18% de visitantes em 2017

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-01-2018

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra registou um crescimento de 18% no número de visitantes em 2017 face ao ano anterior, contabilizando mais de 40 mil visitas, metade delas fora do contexto escolar.

PUBLICIDADE

exploratorio

Em 2017, o Exploratório registou 41.276 visitantes no Centro Ciência Viva, registando-se uma “cada vez maior aproximação dos números em termos de visitantes livres (20.382) e em contexto escolar (20.894)”, divulgou hoje o Centro Ciência Viva de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além das visitas ao Exploratório, a instituição registou cerca de 102 mil visitantes em iniciativas externas desenvolvidas por este centro, com destaque para a exposição “Com a Cabeça na Lua”, na feira Expofacic, em Cantanhede, com 68 mil entradas.

Março foi o mês em que o Centro Ciência Viva de Coimbra registou mais visitas (mais de 6.700), significando um aumento de 52% face ao mesmo mês em 2016.

PUBLICIDADE

De acordo com a nota de imprensa, o maior número de visitantes do centro “situa-se na faixa etária entre os 06 e os 11 anos”.

A exposição “Em Forma com a Ciência” continua a ser a atividade mais realizada no Exploratório, sendo a segunda principal atração do centro a exibição de filmes do Hemispherium (projeção a 360º num teto em forma de cúpula).

Para o diretor do Centro Ciência Viva de Coimbra, Paulo Trincão, os números registados em 2017 “superam os objetivos”, referindo que tinha sido apontado “um crescimento de 07% a 08%”.

O crescimento “baseia-se muito na grande diversidade de oferta, com novas exposições e com um conjunto de atividades externas”, disse à agência Lusa o responsável, frisando que o Exploratório começa “a passar uma imagem de um centro de ciência dedicado a todo o tipo de públicos”.

“O mercado das escolas já estava conquistado, mas o das pessoas individuais e das famílias estava todo por trabalhar”, notou, frisando que, para 2018, espera também ter “um aumento significativo de turistas” a visitar o espaço.

De acordo com Paulo Trincão, houve “investimento em alguma publicidade no principal guia turístico francês” e há a perspetiva de avançar com um projeto apoiado pela Turismo de Portugal para tornar o Exploratório “acessível em várias línguas” e também dotá-lo de condições para melhorar as acessibilidades para pessoas com deficiências físicas ou cognitivas.

Ainda durante este ano, o Exploratório pretende criar uma cafetaria “pedagógica”, que vai aliar o serviço de cafetaria a “atividades pedagógicas relacionadas com a nutrição e a restauração”, avançou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE