Exploratório de Coimbra convida “avós” a serem cientistas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-12-2017

O Exploratório e a Universidade Sénior de Coimbra apresentaram hoje o projeto conjunto “Avós Cientistas”, que convida seniores a participarem num curso de formação de três meses em torno de conteúdos científicos.

PUBLICIDADE

banner

O curso tem aulas quinzenais, alternadas com sessões ‘online’, entre 10 de janeiro e 28 de março, entre as 14:30 e as 16:30, no Exploratório.

PUBLICIDADE

publicidade

Na formação, os participantes vão poder entrar em contacto com as exposições presentes no Centro Ciência Viva de Coimbra e realizar diversas experiências em torno da ilusão ótica, cozinha ou corpo humano, afirmou o diretor do Exploratório, Paulo Trincão.

“Queremos que os avós sejam os grandes conhecedores do Exploratório e que possam, a partir de agora, ser os grandes embaixadores” daquele espaço, sublinhou o responsável, realçando que os avós poderão frequentar gratuitamente o Centro Ciência Viva durante os três meses com os seus netos.

PUBLICIDADE

Segundo Paulo Trincão, o Exploratório também quer mostrar com esta iniciativa que “os avós são capazes de ensinar [os netos] e, acima de tudo, são capazes de descobrir as coisas em conjunto”.

Durante a formação, poderá haver trabalhos para casa e até pedidos para exercícios que necessitem de “uma ajuda intergeracional”, explicou.

De acordo com o responsável, o curso também poderá responder à necessidade da criação de um corpo de voluntários do Exploratório de Coimbra.

“Adoraríamos que os melhores alunos fossem aqueles que ficassem com as vagas de voluntários que vamos abrir futuramente. Era ótimo”, frisou o diretor do espaço.

O curso de três meses tem um custo de 60 euros, sendo de 50 euros para os associados da ApoSénior – Universidade Sénior de Coimbra.

As inscrições podem realizar-se até ao primeiro dia de aulas – 10 de janeiro – havendo um limite máximo de 25 participantes.

Mediante uma avaliação da formação por parte das entidades envolvidas e dos alunos, deverá surgir uma segunda edição do curso entre a primavera e o verão, avançou.

“A ApoSénior achou que isto teria tudo a ver com o nosso público, que tem um grande interesse pelas atividades científicas e culturais”, sublinhou a responsável da Universidade Sénior, Leonor Nunes, referindo que já há cerca de 20 associados inscritos no curso.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE