Executivo de Coimbra adia votação do primeiro Orçamento Participativo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-02-2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), na sua reunião desta segunda-feira, adiou a votação do regulamento do primeiro orçamento participativo do concelho.

PUBLICIDADE

Os eleitos locais tomaram esta decisão na sequência de uma longa conversa entre a oposição e situação.

Como os dois lados da barricada estão disponíveis para “melhorar” o documento, chegaram à conclusão que o melhor era reflectir mais sobre alguns pontos, pelo que a votação do projecto só deverá acontecer na próxima reunião.

PUBLICIDADE

coimbra

Em causa estão asNormas de Participação e o cronograma de execução da 1ª edição do orçamento participativo da Câmara Municipal de Coimbra: o Coimbra Participa. A temática desta primeira edição será a Dinamização do Centro Histórico e existirá também uma versão para os jovens: o Coimbra Jovem Participa.

PUBLICIDADE

publicidade

A comunicação social não tem, como vem sendo habitual, acesso ao documento, mas um comunicado enviado a NDC pela CMC  diz que vai avançar, já este ano, com a primeira edição do Coimbra Participa e do Coimbra Jovem Participa.

Este projeto pretende seguir a estratégia do atual executivo camarário de promover e contribuir para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local e garantindo, assim, a intervenção dos mesmos na decisão de afetação dos recursos existentes às políticas públicas municipais.

Referia a autarquia que o “Coimbra Participa é destinado a qualquer cidadão que viva, trabalhe ou estude no concelho de Coimbra, com idade igual ou superior a 30 anos e terá uma dotação de 100 mil euros. No Coimbra Jovem Participa poderá participar qualquer cidadão que viva, trabalhe ou estude no concelho de Coimbra, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, tendo uma dotação atribuída de 50 mil euros”.

Os objetivos deste projeto passam por incentivar o diálogo entre eleitos e a sociedade civil, envolvendo ativamente os munícipes na resolução de problemas e na definição da alocação de valores públicos, deixando de ser apenas observadores, promovendo o exercício de uma cidadania ativa. Este projeto pretende também aprofundar o processo democrático através de uma governação mais participada e de uma maior proximidade entre o órgão executivo e os conimbricenses, frisava a edilidade.

Durante o período de apresentação de propostas, que será entretanto anunciado, irão decorrer Encontros Participativos, que visam permitir a participação de todos os cidadãos, especialmente aqueles com maior dificuldade de acesso a meios digitais.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE