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Exames no Brasil em análise na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 19-11-2015

O Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC) acolhe, no próximo sábado, dia 21 de novembro, mais uma conferência no âmbito do projeto “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países”.

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A conferência tem início às 10 horas, na Sala Pedro Nunes, e está dividida em duas partes. Primeiro é analisado o tema “Exames Nacionais no Brasil: Avanços, Retrocessos e Perspetivas para o ENEM”, por Décio Ruivo Martins, (UC) e Marcel Bruno P. Braga (UC e Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil).

De seguida, às 11h30m, debate-se o tema “Exames Nacionais no Brasil: as implicações da Base Nacional Curricular Comum”, com José André Angotti,  da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

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A experiência do Brasil em exames de larga escala começou em 1990 com a criação do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira, o SAEB, dois anos após a promulgação da constituição brasileira de 1988, que definiu a necessidade de assegurar uma melhor qualidade da educação.

Em 1995, o processo de reestruturação do SAEB viabilizou um processo de análises estatísticas com a introdução da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que se expandiu a todos os exames nacionais e estaduais, possibilitando a construção de séries históricas de desempenho. Este mecanismo é considerado um dos processos mais avançados na avaliação de traços latentes. Hoje já se encontra consolidado, sendo adotado no âmbito internacional em diversos países como os Estados Unidos, França, Holanda e Coreia do Sul, e em exames de referência como por exemplo TOEFL, PISA e o SAT, que apresentam grandes semelhanças com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil.

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Atualmente, o Brasil possui 8 exames nacionais de larga escala e 22 estaduais, alguns com finalidades distintas e determinantes para traçar o cenário educacional brasileiro, procurando cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024).

A conferência de sábado irá apresentar um breve contexto histórico do cenário avaliativo brasileiro, apresentando sucintamente as características específicas dos exames, plataformas de divulgação de indicadores elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP (órgão responsável ligado ao MEC).

Serão apresentadas algumas críticas de especialistas e novas perspetivas para o Exame Nacional do Ensino Médio, que vem ganhando credibilidade no contexto português, estando validado e sendo utilizado como via de ingresso em 7 instituições de ensino superior português, incluindo a Universidade de Coimbra.

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