Coimbra

Ex-autarca de Coimbra insiste em prol “do renascimento” do Hospital dos Covões

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-06-2020

 

PUBLICIDADE

O ex-autarca João Silva (PS) insistiu, hoje, que seria “grave erro técnico e político” enveredar pela extinção do Hospital dos Covões (Hospital Geral) e adiar a construção de uma maternidade em Coimbra para substituir as existentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Outrora vereador e ex-membro da Assembleia Municipal conimbricense, o antigo autarca divulgara, há uma semana, uma carta aberta dirigida à ministra da Saúde em prol “do renascimento” do HG.

Num registo de inconformismo, João Silva afirma, agora, esperar “a compreensão” da chefia do gabinete da governante Marta Temido, que tem a particularidade de bem conhecer a realidade hospitalar em Coimbra

PUBLICIDADE

“A minha única motivação é de cidadania e também a de evitar um grave erro técnico e político se se continuar a caminhar para a extinção do Hospital dos Covões e a adiar a construção de uma maternidade em Coimbra”, adverte. 

Para o autor da missiva, “a verdadeira razão para que a carta aberta não haja merecido qualquer resposta tem a ver com o facto de o seu subscritor não passar de um ex-funcionário e antigo autarca, não sendo mais do que um simples cidadão”.

“Compreendo que um momento tão difícil e absorvente da actividade ministerial levará [a chefia do gabinete de Marta Temido] a evitar incomodar a governante com uma carta de um tal João Silva, quando a missão de tal chefia talvez consista em protegê-la de múltiplas ninharias”, graceja o ex-vereador.

Neste contexto, João Silva penitencia-se por insistir no sentido de a chefia do gabinete da ministra da Saúde, num breve momento de conversa, transmitir à governante a existência em Coimbra de “quem se preocupe muito com o presente e o futuro do Hospital dos Covões”.

De resto, para o autor da carta, o HG (polo do CHUC em S. Martinho do Bispo) “merece um olhar particular e atento, no contexto das estruturas hospitalares de Coimbra e da região Centro, assim como é imperioso decidir, com urgência, a construção de uma nova maternidade na cidade”.

Ao justificar a insistência, João Silva lembra que os percalços acontecem, fazendo notar que, por vezes, se carrega inadvertidamente na tecla delete e, por isso, as coisas desaparecem.

O ex-vereador inscreve o pedido num “acto de gratidão” a António Arnaut, falecido há dois anos, criador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) quando era ministro dos Assuntos Sociais.

Neste contexto, João Silva sugere que à unidade hospitalar situada em S. Martinho do Bispo seja atribuído o nome de António Arnaut.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE