Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Evite ir à farmácia aviar receitas a partir das 14h deste sábado até às 8h de amanhã

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-11-2019

Imagem ilustrativa

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, (SPMS) vão desligar totalmente os sistemas informáticos de suporte às receitas electrónicas entre as 14 horas deste sábado, 30 de Novembro, e as 8 horas de amanhã, Domingo, 1 de Dezembro.

PUBLICIDADE

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) só foi informada ontem, sexta-feira, por e-mail recebido às 18H43.

«É incompreensível que um sistema crítico para a saúde das pessoas não disponha de redundâncias que evitem a sua total paralisação por um período contínuo de 18 horas», considera Miguel Lança, Director de Sistemas de Informação da ANF.

PUBLICIDADE

publicidade

A ANF vai reforçar as suas equipas, por forma a garantir uma resposta aos doentes urgentes que se apresentem naquele período com receita electrónica nos telemóveis.

Sendo previsíveis grandes atrasos decorrentes da confirmação telefónica, caso a caso, dessas prescrições, a ANF recomenda aos doentes já possuidores de receita médica que procurem aviá-la nas farmácias até às 13 horas deste sábado.

PUBLICIDADE

«É inaceitável que um distúrbio desta magnitude no sistema de suporte às receitas médicas seja comunicado subitamente, de véspera, impedindo as farmácias e os próprios doentes de planificarem alternativas», declara ainda Miguel Lança.

A ANF considera que «este lamentável episódio mostra que o doente ainda está muito longe de ser o centro do sistema de saúde em Portugal, existindo empresas públicas que tomam decisões como se estivessem sozinhas no mundo».

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com