Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Eventos descentralizados e itinerância no São João da Figueira da Foz (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 08-06-2021

As celebrações do São João na Figueira da Foz, até dia 30, incluem uma programação diversificada com 70 ações de rua, além de outros eventos culturais e desportivos, anunciou hoje o presidente da Câmara.

PUBLICIDADE

Condicionadas pelo segundo ano consecutivo pela pandemia da covid-19, as festas sanjoaninas realizam-se de “forma descentralizada” e um pouco por todo o concelho, disse à agência Lusa Carlos Monteiro.

O programa, sublinhou, está focado no “pressuposto da segurança” e compreende “ações itinerantes durante todo o mês”, sempre com a preocupação de “evitar aglomerações”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao mesmo tempo, a Câmara da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, pretende “manter vivas as tradições” locais do São João, o santo popular que dá o mote ao feriado municipal, no dia 24.

“Melhorámos o modelo do ano passado, apostando num programa muito diversificado em todo o concelho, o qual também permite que as pessoas mantenham o distanciamento”, afirmou Carlos Monteiro, que interveio na apresentação das iniciativas, na Esplanada António da Silva Guimarães.

PUBLICIDADE

Realçou, por outro lado, que “praticamente todos os clubes e coletividades do concelho participam nesta animação”, com diferentes contributos.

Num documento enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal informa que a programação inclui realizações diversas no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), bem como “animação junto dos agentes económicos”, naquela cidade balnear, sede do concelho, e nas várias freguesias.

“As (mini)marchas e animação itinerantes, e o programa Viva as Freguesias são os grandes destaques deste ano”, adianta.

As primeiras contam com o trabalho de “coletividades, filarmónicas e gaiteiros a animar várias artérias da freguesia de Buarcos e São Julião”, na área urbana, enquanto a segunda inclui atividades que visam “levar o público à descoberta do património e das tradições das freguesias”.

“A aposta na animação itinerante permite (…) realizar mais iniciativas e prolongá-las no tempo, como incentivo à retoma da dinâmica da economia do concelho”, explica a Câmara.

De 18 a 27 de junho, decorrerão a Feira de São João, na avenida de Espanha, um espetáculo pirotécnico, no dia 23, “com seis pontos de lançamento instalados no contorno” da costa, o Festival das Caldeiradas, as serenatas Aquém e Além Mondego, a sessão solene do feriado local, a abertura da Quinta das Olaias ao público e a inauguração do Quartel da Imagem.

No dia 24, a autarquia distingue algumas das “personalidades mais relevantes” da Figueira da Foz, além de prestar homenagem ao anterior presidente da Câmara, João Ataíde, que morreu em 2020, dando o seu nome à praça da zona ribeirinha, “uma das suas obras mais relevantes de requalificação urbana”.

Trata-se de uma área pública “reconhecida pelos grandes eventos que acolhe” e que irá passar a chamar-se Praça João Ataíde.

No dia 28 de maio, foram ligadas as iluminações decorativas alusivas à quadra festiva, mantendo-se acesas até ao início de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com