Coimbra

Evento desportivo condiciona circulação e estacionamento em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-06-2021

A cidade de Coimbra vai receber, pela primeira vez e já a partir d hoje, sexta-feira, um evento desportivo que vai juntar mais de 1500 atletas de triatlo e pentatlo moderno de diversas nacionalidades. Chama-se Multisport Coimbra 2021 e promete três dias de competição, com dois campeonatos nacionais, uma taça europeia de seleções e uma estreia mundial em competição de águas abertas a decorrerem em simultâneo.

PUBLICIDADE

O Multisport Coimbra 2021 começa na sexta-feira à noite, às 21:30, com uma travessia noturna em águas abertas no rio Mondego em três distâncias, “de 300 metros para quem nunca experimentou e depois já para competição, de 1500 e 3000 metros”.

Já no sábado, a Taça da Europa de Triatlo na distância sprint arranca pelas 10:00 para a elite feminina, pelas 11h30 para a elite masculina (a elite é exclusiva para seleções nacionais) e às 14h00 a prova aberta, direcionada a atletas nacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

“No domingo, temos a distância máxima que existe no triatlo em termos oficiais, os 226 quilómetros”, adiantou um elemento da organização, explicando que, em simultâneo, vai decorrer “a prova de meia distância, a prova de aquabike (em que o atleta só nada e só pedala) e o duatlo (em que os atletas fazem apenas o segmento de bicicleta e o de corrida)”. “Isto tudo com hora prevista para terminar perto das 22h30/23h”, concluiu.

As provas vão ser realizadas em espaço público, pelo que foi necessário garantir a presença das forças policiais e definir alguns condicionamentos de trânsito, adianta a autarquia local.

PUBLICIDADE

Carlos Cidade, vice-presidente da autarqquia faz um “Um apelo a todos os cidadãos: as condicionantes que estas provas vão trazer à cidade de Coimbra são com certeza compensadas pelo contributo que o desporto dá para afastar medos relativamente à pandemia e para a retoma da atividade económica no concelho de Coimbra”.

Assim, a circulação rodoviária vai estar condicionada no próximo sábado, dia 12 de junho, das 7h15 às 12h30 e das 14h00 às 16h30, na Ponte de Santa Clara (fechadas as vias no sentido Santa Clara-Portagem), Av. Emídio Navarro (fechadas as duas vias da direita, mantendo-se a via da esquerda para circular até à Av. Urbano Duarte, em direção à Rua do Brasil),  Av. Urbano Duarte (fechadas as vias no sentido Ruas do Brasil – Ponte Rainha Santa), Ponte Rainha Santa (fechado o acesso à ponte, com desvio para a Av. Urbano Duarte ou Av. Quinta da Nora-IC3) e Av. Inês de Castro (fechadas as vias no sentido Rotunda das Lajes – Santa Clara). Também no sábado, entre as 7h30 e as 16h30, a via de saída do parque de estacionamento do Parque Verde estará condicionada e será proibido o estacionamento de veículos ao longo do muro até ao acesso para a Ponte Pedonal Pedro e Inês.

Já no domingo, dia 13 de junho, das 7h00 às 23h00, a circulação rodoviária vai estar condicionada na Ponte de Santa Clara (fechada circulação em ambos os sentidos), Av. de Conimbriga (fechada a circulação no sentido Ponte de Santa Clara – Ponte Açude), rotunda de acesso ao Fórum (condicionamento do acesso a partir da Av. da Guarda Inglesa, exceto para acesso às bombas de combustível), Estrada do Rio (fechada a circulação entre a rotunda de acesso ao Fórum e a de Pereira do Campo), Ponte de Casais (fechada a circulação em ambos os sentidos), Estrada das Figuras (fechada a circulação em ambos os sentidos), Rua do Centro Hípico (fechada a circulação em ambos os sentidos entre a Ponte de Casais e o Centro Hípico), Tabuleiro Inferior da Ponte Açude e Túnel do Choupal (fechada a circulação em ambos os sentidos), Av. Aeminium (fechada a circulação em ambos os sentidos), Av. Fernão de Magalhães (fechada a circulação entre a Portagem e o Arnado), Ponte Rainha Santa e Av. da Boavista (fechadas as vias centrais, com o atravessamento regulado por agentes da autoridade) e Av. Inês de Castro (fechadas as vias no sentido Rotunda das Lajes-Santa Clara).

Será, ainda, proibido estacionar entre as 00h00 do dia 12 de junho e as 23h00 do dia 13 de junho em ambos os sentidos da Av. de Conímbriga.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE